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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54382

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMARÇAL, Maria Christianni Coutinho-
dc.contributor.authorBRAZ, Adely da Silva-
dc.contributor.authorBAMDIM, Andressa Sibely dos Santos-
dc.date.accessioned2023-12-26T14:36:09Z-
dc.date.available2023-12-26T14:36:09Z-
dc.date.issued2023-04-18-
dc.date.submitted2023-08-28-
dc.identifier.citationBRAZ, Adely da Silva; BAMDIM, Andressa Sibely dos Santos. Intraempreendedorismo, estágio supervisionado e secretariado executivo: um estudo sobre a atuação de discentes da UFPE. Trabalho de Conclusão de Curso (Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54382-
dc.description.abstractEsta pesquisa objetiva compreender como os estudantes de estágio supervisionado de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Pernambuco podem desenvolver o intraempreendedorismo dentro das organizações. Sabe-se que o(a) secretário(a) executivo(a) possui potencial para empreender. Assim como intraempreender, ou seja, inovar em processos existentes na organização na qual atua, segundo Perlard (2010). Sabendo disso, à medida que as organizações dependem de uma cultura inovadora para gerar vantagem competitiva no mercado, tornam-se relevantes ações caracterizadas como intraempreendedoras, conforme afirma Dornelas (2015). Todavia, esse perfil vem sendo pouco explorado nas instituições. Alinhado a isto, surge a problemática da pesquisa: como os estudantes de estágio supervisionado de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Pernambuco podem desenvolver o intraempreendedorismo dentro das organizações? Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa exploratória quali–quantitativa, que utilizou-se da aplicação de questionário para a coleta de dados e realizou a análise destes de forma a interpretar os dados com os referenciais teóricos. Como resultado ao problema de pesquisa, tem-se que os estagiários podem utilizar-se da iniciativa e busca de oportunidades, levando em consideração a cultura organizacional da empresa e a utilização de uma comunicação eficiente, assim como outras ações que comprovem a eficácia do intraempreendedorismo para as organizações.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSecretariado Executivopt_BR
dc.subjectIntraempreendedorismopt_BR
dc.subjectEstágio Supervisionadopt_BR
dc.titleIntraempreendedorismo, estágio supervisionado e secretariado executivo: um estudo sobre a atuação de discentes da UFPE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2095341132079918pt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to understand how supervised internship students from the Executive Secretariat of the Federal University of Pernambuco can develop intrapreneurship within organizations. It is known that the executive secretary has the potential to undertake. As well as intrapreneurship, that is, innovating in existing processes in the organization in which it operates, according to Perlard (2010). Knowing this, as organizations depend on an innovative culture to generate competitive advantage in the market, actions characterized as intrapreneurial become relevant, as stated by Dornelas (2015). However, this profile has been little explored in institutions. In line with this, the research problem arises: how can supervised internship students from the Executive Secretariat of the Federal University of Pernambuco develop intrapreneurship within organizations? In methodological terms, this is quali-quantitative exploratory research, which uses the application of a survey to collect data and carried out their analysis in a descriptive way. As a result of the research problem, it is assumed that interns can use the initiative and search for opportunities, taking into account the organizational culture of the company and the use of efficient communication, as well as other actions that prove the effectiveness of intrapreneurship for organizations.pt_BR
dc.degree.departamentDEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASpt_BR
dc.degree.graduationSECRETARIADO EXECUTIVOpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Secretariado Executivo



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