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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54338
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | MACEDO, Renato Mahon | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Joseângelo Santos do | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-21T23:40:49Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T23:40:49Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-05 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-13 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Joseângelo Santos do. Identificação e Análise dos Defeitos do Pavimento Através de Imagens com Drone. 2023. 33 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54338 | - |
dc.description.abstract | O transporte rodoviário desempenha um papel crucial na economia do Brasil, com a maioria da infraestrutura nacional concentrada nesse modal. É vital identificar e analisar as vias pavimentadas e não pavimentadas para garantir sua manutenção e segurança. Pavimentos deteriorados podem afetar negativamente a eficiência e segurança das estradas. Assim, também torna-se importante destacar a necessidade de investimentos na infraestrutura rodoviária do país. O objetivo geral desta pesquisa é avaliar a viabilidade do uso de drones como ferramenta para identificação de defeitos em pavimentos flexíveis, comparando os resultados obtidos por essa abordagem com o método tradicional do caminhamento. A área de estudo selecionada é o Campus do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco, situado em Caruaru, Pernambuco. Como resultados obtidos, apresentamos uma análise detalhada dos resultados esperados da pesquisa. Inicialmente, realizou-se uma comparação entre o método do caminhamento e o uso de drones para identificação de defeitos no pavimento. Os resultados revelaram diferenças significativas nos números e tipos de defeitos identificados pelos dois métodos. Enquanto o método do caminhamento identificou um maior número total de defeitos, o uso de drones obteve uma contagem menor, resultando em 68,75% dos defeitos identificados em comparação com o caminhamento. As adversidades que culminaram em resultados abaixo do esperado, podem ser atribuídas, em parte, às condições ambientais e à altitude durante a coleta de dados com drones, ambas as condições impactaram a qualidade das imagens capturadas, especialmente em relação aos defeitos menores. Essa limitação na qualidade das imagens do drone afetou sua capacidade de identificar defeitos sutis, como pequenas fissuras. Portanto, este estudo confirmou a viabilidade do uso de drones para identificação de defeitos em pavimentos, com eficiência na captura de imagens e uma capacidade razoável de identificação de defeitos em comparação com o método do caminhamento tradicional. Embora as aplicações potenciais sejam promissoras, existem desafios, como a dependência das condições climáticas e a necessidade de treinamento específico. O estudo aponta para futuras pesquisas, incluindo a integração de inteligência artificial. | pt_BR |
dc.format.extent | 33p | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | pavimentos | pt_BR |
dc.subject | identificação de defeitos | pt_BR |
dc.subject | drones | pt_BR |
dc.subject | segurança | pt_BR |
dc.title | Identificação e Análise dos Defeitos do Pavimento Através de Imagens com Drone | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1757035875154822 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6232274542543496 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Road transport plays a crucial role in Brazil's economy, with the majority of national infrastructure concentrated in this mode. It is vital to identify and analyze paved and unpaved roads to ensure their maintenance and safety. Deteriorated pavements can negatively affect road efficiency and safety. Therefore, it is also important to highlight the need for investment in the country's road infrastructure. The general objective of this research is to evaluate the feasibility of using drones as a tool for identifying defects in flexible pavements, comparing the results obtained by this approach with the traditional walking method. The selected study area is the Agreste Campus (CAA) of the Federal University of Pernambuco, located in Caruaru, Pernambuco. As results obtained, we present a detailed analysis of the expected results of the research. Initially, a comparison was made between the walking method and the use of drones to identify defects in the pavement. The results revealed significant differences in the numbers and types of defects identified by the two methods. While the walking method identified a higher total number of defects, the use of drones obtained a lower count, resulting in 68.75% of defects identified compared to walking. The adversities that culminated in results below expectations can be attributed, in part, to the environmental conditions and altitude during data collection with drones, both conditions impacted the quality of the images captured, especially in relation to minor defects. This limitation in the quality of drone images affected its ability to identify subtle defects, such as small cracks. Therefore, this study confirmed the feasibility of using drones to identify defects in pavements, with efficient image capture and a reasonable ability to identify defects compared to the traditional walking method. Although the potential applications are promising, there are challenges, such as dependence on weather conditions and the need for specific training. The study points to future research, including the integration of artificial intelligence. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Engenharias | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NT) - Núcleo de Tecnologia | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC- Engenharia Civil - Bacharelado |
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