Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54148

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMOURA, Klebson Humberto de Lucena-
dc.contributor.authorLIMA, Carlos Airam de Azevedo-
dc.date.accessioned2023-12-18T19:37:48Z-
dc.date.available2023-12-18T19:37:48Z-
dc.date.issued2023-08-25-
dc.identifier.citationLIMA, Carlos Airam de Azevedo. Ensino a distância e desempenho escolar: uma análise sobre a proficiência dos estudantes da Rede Pública Municipal de Pernambuco. 2023. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54148-
dc.description.abstractO presente trabalho analisa o efeito do ensino a distância durante a pandemia da COVID-19 sobre o desempenho escolar dos estudantes dos 2o e 5o anos da rede pública municipal do Estado de Pernambuco. O objetivo do trabalho foi investigado a partir de dados do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE), do Censo Escolar e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os resultados de proficiência média escolar sofrem alterações ao longo do período em análise – entre 2017 e 2021. Para tanto, utilizou-se o modelo econométrico de dados em painel capaz de analisar uma estrutura de informações longitudinais, baseado em efeitos fixos. Considerando as duas turmas analisadas, há evidências de que o emprego de atividades remotas influencia negativamente o desempenho escolar do aluno tanto na disciplina de Língua Portuguesa quanto em Matemática. Os resultados desse trabalho expõem a necessidade de serem adotadas medidas mais eficazes por parte da administração pública e demais atores educacionais a fim de se reduzir o prejuízo que a pandemia pode ter causado no processo de aprendizagem dos alunos pernambucanos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCapacidade de aprendizagempt_BR
dc.subjectIndicadores educacionais – Pernambucopt_BR
dc.subjectEnsino à distância – Pernambucopt_BR
dc.subjectDesempenho – Avaliaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação educacional – Pernambucopt_BR
dc.subjectSAEPEpt_BR
dc.titleEnsino a distância e desempenho escolar : uma análise sobre a proficiência dos estudantes da Rede Pública Municipal de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0457675551822049pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6278414522078224pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Economia / Centro Academico do Agrestept_BR
dc.description.abstractxThis work analyzes the effect of distance learning during the COVID-19 pandemic on the academic performance of students in the 2nd and 5th years of the municipal public network in the State of Pernambuco. The objective of the work was investigated using data from the Pernambuco Educational Assessment System (SAEPE), the School Census and the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE). The school average proficiency results undergo changes throughout the period under analysis – between 2017 and 2021. To this end, we used the econometric panel data model capable of analyzing a longitudinal information structure, based on fixed effects. Considering the two classes analyzed, there is evidence that the use of remote activities negatively influences the student's academic performance in both the Portuguese Language and Mathematics subjects. The results of this work expose the need to adopt more effective measures by the public administration and other educational actors in order to reduce the damage that the pandemic may have caused in the learning process of students in Pernambuco.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Economia / CAA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Carlos Airam de Azevedo Lima.pdf889,49 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons