Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54132

Compartilhe esta página

Título: O profissional de secretariado executivo como mediador da comunicação interna: um estudo sobre a formação acadêmica na UFPE
Autor(es): FREITAS, Milena Virginia de
LIMA, Carolina Maria de
Palavras-chave: Secretariado Executivo; Comunicação Interna; Mediador; Formação Acadêmica
Data do documento: 29-Set-2023
Citação: FREITAS, Milena Virginia de; LIMA, Carolina Maria de. O profissional de secretariado executivo como mediador da comunicação interna: um estudo sobre a formação acadêmica na UFPE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Esta pesquisa buscou investigar como a formação acadêmica em Secretariado Executivo na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) contribui para a qualificação de seus discentes como mediadores da comunicação interna nos ambientes organizacionais. Nessa perspectiva, analisou-se, a partir do Projeto Pedagógico de Curso (PPC), como se relacionam o elemento comunicação interna e a estrutura curricular do curso, as disciplinas, as ementas e os conteúdos programáticos. Para fundamentar a pesquisa, foram utilizados os estudos desenvolvidos por Muller, Oliveira e Cegan (2015) e Carvalho (2020) para a compreensão da formação e a atuação do profissional de Secretariado Executivo, bem como as contribuições de Torquato (2015) e Meirelles (2021) para o entendimento do processo de comunicação interna e seus elementos intrínsecos, dentre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, nos moldes de um estudo de caso, pois essa metodologia possibilitou analisar minuciosamente os dados coletados e abordar a sua complexidade. As análises desenvolvidas demonstraram a relevância da formação acadêmica em Secretariado Executivo da UFPE no que diz respeito à preparação teórica e prática de egressos como mediadores da comunicação interna, e também indicaram que uma reformulação do currículo é basilar para abranger as mudanças tecnológicas e sociais da contemporaneidade.
Descrição: 9.5
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54132
Aparece nas coleções:(TCC) - Secretariado Executivo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MILENA E CAROLINA.pdf264,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons