Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54125
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | AZEVEDO, Simone Dias de | - |
dc.contributor.author | LEITE, Débora Karine Lopes | - |
dc.contributor.author | DANTAS, Micaella de Araujo | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-18T16:08:12Z | - |
dc.date.available | 2023-12-18T16:08:12Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-15 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-14 | - |
dc.identifier.citation | DANTAS, Micaella de Araujo; LEITE, Débora Karine Lopes. Secretariado executivo: investigando as opções de ingresso no curso da Universidade Federal de Pernambuco. Trabalho de Conclusão de Curso (Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Pernambuco, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54125 | - |
dc.description.abstract | A baixa procura pelo curso de Secretariado Executivo pode ser um agravante em nível acadêmico e para a profissão em diversos fatores, como a possível existência de um alto nível de evasão ou muitas vezes um baixo interesse pelas disciplinas ofertadas e pouco desenvolvimento científico na área. Sendo assim, essa pesquisa tem como objetivo geral determinar quais foram as opções de curso no processo de ingresso na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como objetivos específicos buscou-se: conferir os alunos que ingressaram no curso de Secretariado Executivo até o período 2022.2 da UFPE, no campus Recife; verificar os que escolheram o curso como segunda opção e constatar qual era a primeira opção de curso escolhida; compreender a motivação para a escolha do curso, através de uma pesquisa de abordagem quantitativa e qualitativa, de cunho exploratório descritivo, que seguiu com os procedimentos metodológicos utilizando-se questionário semiestruturado. O estudo contribuiu para compreensão dos fatores que influenciam na escolha pelo curso superior em Secretariado, e utilizou-se dessa compreensão para contribuir na atratividade de novos ingressantes, neste curso e assim no fortalecimento da área de atuação. A presente pesquisa teve como base teórica os artigos de Rodrigues e Santana (2016); Buguslawski e Santos (2013); e Reis e Freitas (2014). Os principais achados foram: a maior parte dos alunos que ingressaram através do Sistema de Seleção Unificada (SISU) escolheram o curso de Secretariado como segunda opção, enquanto a primeira opção deles foi um curso pertencente à área de Ciências Sociais Aplicadas. | pt_BR |
dc.format.extent | 18p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Secretariado executivo | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | SISU | pt_BR |
dc.subject | Escolha profissional. | pt_BR |
dc.title | Secretariado executivo: investigando as opções de ingresso no curso da Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9736215493556700 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The low demand for the Executive Secretariat course can be a problem academically and for the profession in several factors, such as high dropout rates or low interest in the offered disciplines and little scientific development in the area. Therefore, this research aims to determine the enrollment options in the Federal University of Pernambuco (UFPE) Executive Secretariat course. The specific objectives were: to identify students who enrolled in the Executive Secretariat course at UFPE between 2019.1 and 2022.2 in the Recife campus; to verify those who chose the course as a second option and to determine what their first course option was; to understand the motivation for choosing the course, through a quantitative and qualitative exploratory descriptive approach, using a semi-structured questionnaire. The study contributed to understanding the factors that influence the choice of the Executive Secretariat course in higher education and used this understanding to attract new students to strengthen the profession. This 2 research was based on the articles by Rodrigues and Santana (2016); Buguslawski and Santos (2013); and Reis and Freitas (2014). The main findings were that most students who enrolled through the Unified Selection System (SISU) chose the Executive Secretariat course as their second option, while their first choice was a course in the area of Applied Social Sciences. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Outros | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCSA-DCA) - Departamento de Ciências Administrativas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCSA-Curso de Secretariado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Secretariado Executivo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - ARTIGO CIENTÍFICO - DÉBORA LEITE E MICAELLA DANTAS.docx.pdf | 454,91 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons