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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54048
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Título: | Desenvolvimento de competências no ensino e aprendizagem da língua inglesa através da produção audiovisual em uma unidade de ensino potencialmente significativa |
Autor(es): | SIQUEIRA, Alessandra Simone do Prado |
Palavras-chave: | Aprendizagem crítica; Ensino e aprendizagem; Língua inglesa; Competências escolares |
Data do documento: | 21-Set-2021 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SIQUEIRA, Alessandra Simone do Prado. Desenvolvimento de competências no ensino e aprendizagem da língua inglesa através da produção audiovisual em uma unidade de ensino potencialmente significativa. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | Este trabalho pretende apresentar uma análise da influência da implementação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) apoiada pelo recurso audiovisual, em uma das suas etapas, no desenvolvimento das competências no ensino e aprendizagem da língua inglesa. Esta pesquisa participante, de intervenção didática, desenvolveu o planejamento de uma ação didática na perspectiva da Aprendizagem Significativa Crítica amparada pela a produção de curtas-metragens por estudantes do Ensino Médio de uma escola pública de Recife. Os resultados mostraram que a utilização da UEPS apoiada pelo recurso audiovisual trouxe um impacto positivo para o desenvolvimento de competências da língua estrangeira de estudantes do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública de Recife. Além disso, foi fator relevante para o aprimoramento linguístico e socioemocional dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir para a formulação de ações pedagógicas que ofereçam oportunidade para a troca de experiências sociolinguísticas, que incentivem o protagonismo e a formação integral dos estudantes. Outra expectativa é que a intervenção possa ser reformulada e adaptada à realidade vivenciada em outros contextos escolares. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54048 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
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