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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53855
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | PESSOA, Cristiane Azevêdo dos Santos | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Laís Thalita Bezerra dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-04T16:46:02Z | - |
dc.date.available | 2023-12-04T16:46:02Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-29 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Laís Thalita Bezerra dos. Como estudantes de 5o ano refletem sobre temáticas relacionadas à educação financeira escolar? Um olhar na perspectiva dos atos dialógicos. 2023. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53855 | - |
dc.description.abstract | Na presente tese de doutorado propomo-nos a discutir a Educação Financeira Escolar, tema transversal presente na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017) de grande relevância para a formação dos estudantes. O objetivo geral do estudo foi compreender como os estudantes do 5o ano discutem temáticas relacionadas à Educação Financeira Escolar - EFE, observando a possível promoção de atos dialógicos do Modelo de Cooperação Investigativa. De modo mais específico, apresentamos os seguintes objetivos: 1) Sondar, a partir da promoção de discussões, o que estudantes de 5o ano pensam sobre temáticas que envolvem a Educação Financeira Escolar e 2) Identificar, na perspectiva do Modelo de Cooperação Investigativa, atos dialógicos estabelecidos nas discussões sobre Educação Financeira Escolar. Como referencial teórico, utilizamos a Educação Matemática Crítica discutida por Ole Skovsmose, mais especificamente os já citados atos dialógicos presentes no Modelo de Cooperação Investigativa, sendo eles: 1) Estabelecer contato; 2) Perceber; 3) Reconhecer; 4) Posicionar-se; 5) Pensar alto; 6) Reformular; 7) Desafiar e 8) Avaliar. Como Procedimentos Metodológicos, desenvolvemos a pesquisa com quatro turmas de 5o ano de quatro escolas da Região Metropolitana de Recife, sendo duas da rede pública e duas da rede privada de ensino, as quais participaram, cada uma, de quatro momentos de diálogo, intitulados 1) Comprar ou não comprar? Pensando nas prioridades; 2) Qual celular escolher?; 3) Nossos hábitos de consumo e suas influências no planeta; e 4) Compras em supermercado, nos quais os estudantes participaram de discussões em âmbito geral, com toda a turma, mas também em momentos em pequenos grupos formados na sala de aula, discutindo temáticas relacionadas à Educação Financeira Escolar. Os momentos de diálogo desenvolvidos com os estudantes foram gravados em vídeo para posterior transcrição e análise. Como resultados, apresentamos que estudantes do 5o ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental possuem reflexões sobre temáticas relacionadas às discussões propostas, apresentando seus pontos de vista e suas experiências cotidianas, favorecendo as discussões propostas em sala. Sobre os atos dialógicos, percebemos, em grupos específicos, uma maior dificuldade para estabelecimento dos momentos de diálogo, com um possível maior condicionamento dos estudantes para realização de atividades individuais, o que pode ser um reflexo de atividades propostas durante a vida escolar desses estudantes. Apesar disso, em maior ou menor grau, percebemos que os estudantes conseguiram estabelecer contato, posicionar-se, perceber perspectivas que foram postas para discussão, desafiar os colegas, de modo que destacamos a existência de atos dialógicos nos momentos propostos, como aspectos que favoreceram as discussões propostas. Como considerações, ressaltamos a importância de estudos como o atual, que proponham aos estudantes momentos de diálogo, em que eles se tornem agentes ativos nos processos de ensino e aprendizagem, de modo que, a partir de suas falas, com o professor como mediador, sejam desenvolvidas discussões em sala de aula, que oportunizem aos estudantes reflexões que podem vir a ser mobilizadas em momentos de escolha. Ressaltamos, assim, a importância da discussão da temática Educação Financeira desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, com destaque para aspectos matemáticos e não-matemáticos que permeiam tais decisões. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Educação - Matemática | pt_BR |
dc.subject | Anos iniciais | pt_BR |
dc.subject | Cooperação investigativa | pt_BR |
dc.subject | Atos dialógicos | pt_BR |
dc.subject | Diálogo | pt_BR |
dc.title | Como estudantes de 5o ano refletem sobre temáticas relacionadas à educação financeira escolar? Um olhar na perspectiva dos atos dialógicos | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7504327157484324 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3021252548409195 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica | pt_BR |
dc.description.abstractx | This thesis aimed to discuss School Financial Education (SFE), a transversal theme in the Common National Curriculum Framework-BNCC (BRASIL, 2017) highly relevant to students’ formation. The general aim is to understand how Year 5 students discuss themes related to SFE, observing the possible promotion of dialogical acts of the Inquiry Cooperation Model. More specifically, we aimed to 1) investigate, from discussions, what Year 5 students think about the themes involving School Financial Education and 2) Identify, in the Inquiry Cooperation Model perspective, dialogical acts established in the discussions about School Financial Education. As a theoretical reference, we used the Critical Mathematical Education discussed by Ole Skovsmose, more specifically those the dialogical acts presented in the Inquiry Cooperation Model, that are: 1) Getting in contact; 2) Locating; 3) Identifying; 4) Advocating; 5) Thinking aloud; 6) Reformulating; 7) Challenging, and 8) Evaluating. As a method, we developed studies with four Year 5 classes in four schools in the metropolitan region of Recife, Brazil, two from the public system and two private ones, which participated in four dialogical moments entitled: 1) Buying or not? Thinking about priorities; 2) What mobile to buy? ; 3) Our consumption habits and their influence on the planet; and 4) Supermarket purchases, in which the students participated in general discussions with the whole class and in smaller groups, discussing themes related to School Financial Education. The dialogue moments with students were video recorded, translated, and analyzed. Our results indicate that Year 5 students reflect and discuss themes related to the proposed discussions, presenting their perspectives and daily experiences and facilitating class debates. There is a possible higher conditioning of students for individual activities, which may reflect the activities proposed during their school life. Despite this, in varied degrees, we perceived that students could get in contact, position themselves, perceive discussed perspectives, and challenge classmates. Therefore, we highlight the existence of dialogic acts in the moments proposed as aspects that favored discussions. We stress the importance of such studies that propose dialogic moments to the students, in which they become active agents in the teaching-learning processes. From their utterances with the mediating teacher, discussions can be developed in class, allowing reflections to be mobilized in chosen moments. Hence, we call attention to the importance of discussing the theme of Financial Education since the early years of Elementary Education, mainly the mathematical and non-mathematical aspects permeating these decisions. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica |
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