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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53838

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Título: Intervenção Reiki na ansiedade e adaptação acadêmica em estudantes de enfermagem
Autor(es): SANTOS, Cândida Maria Rodrigues dos
Palavras-chave: Toque terapêutico; Reiki; Estudantes de enfermagem; Ansiedade; Enfermagem
Data do documento: 30-Mai-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SANTOS, Cândida Maria Rodrigues dos. Intervenção Reiki na ansiedade e adaptação acadêmica em estudantes de enfermagem. 2023. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A ansiedade é verificada entre universitários e os fatores que a geram podem estar relacionados à competividade, uma formação específica na vida profissional e uma má adaptação acadêmica. Logo, as instituições de ensino superior devem elaborar estratégias de educação e promoção à saúde dos estudantes e demais pessoas que nela transitam. Nesse contexto, esta pesquisa buscou avaliar o efeito da intervenção Reiki na ansiedade e na adaptação acadêmica em estudantes de enfermagem. Foi realizado um estudo quase-experimental, cuja investigação se deu por meio da avaliação das médias dos escores de ansiedade e adaptação acadêmica em estudantes de enfermagem, antes e após sessões de Reiki. Os participantes receberam quatro sessões de Reiki pela pesquisadora principal, que tem formação na intervenção Reiki. Para a coleta de dados foram utilizados, na primeira e quarta sessões, os instrumentos: “Questionário com dados clínicos”, o “Inventário de Ansiedade Traço-Estado”, e o “Questionário de Vivência Acadêmica”. A análise dos dados foi realizada através da estatística descritiva e inferencial. A comparação da média da redução ou ganho dos escores entre os diversos perfis do aluno foi pelo teste t de Student – para amostras independentes – e o teste da ANOVA, a depender do número de categorias comparadas. Para a avaliação do efeito do Reiki na ansiedade e adaptação acadêmica foi aplicado o teste t de Student, para amostras pareadas na comparação da média. Para avaliação do efeito do perfil dos estudantes e da intervenção realizada na alteração do escore QVA-r, IDATE-E e IDATE-T foi calculado o Delta de Glass e o seu intervalo de confiança, adotando um p-valor de 0,05. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o número: 40250620.0.0000.5208. Participaram da pesquisa 54 estudantes de enfermagem, com predominância de mulheres (81,5%), média de idade de 23 anos (48,1%), não exerciam função remunerada (85,2%), não necessitaram sair de casa (68,5%) e residiam com seus familiares (52,9%). A maioria sem acompanhamento psiquiátrico (70,4%) ou psicológico (55,6%) e não utilizavam medicação para dormir (68,5%). Ser do sexo masculino (p-valor = 0,016) e não estar em acompanhamento psiquiátrico (p-valor = 0,016) contribuiu na redução da média da ansiedade-estado. Para o perfil acadêmico, o teste de comparação de média foi significativo apenas para o estudante que veio transferido de outra instituição de ensino, com redução do escore da média da ansiedade-traço/estado. Os estudantes apresentaram uma redução significativa nos escores de ansiedade-traço/estado após a aplicação da primeira e quartas sessões de Reiki. Ao analisar o efeito da intervenção Reiki, em relação a adaptação acadêmica, houve um aumento estatisticamente significante no escore total da vivência durante a execução da intervenção. Assim, o estudo sugere o uso da terapia Reiki para redução na ansiedade e aumento na adaptação acadêmica em estudantes de enfermagem.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53838
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Enfermagem

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