Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53765
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SIEBRA, Sandra de Albuquerque | - |
dc.contributor.author | SILVA, Jonatan Candido da | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-27T17:05:06Z | - |
dc.date.available | 2023-11-27T17:05:06Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-25 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Jonatan Candido da. Acesso à informação para pessoa com deficiência: um estudo em Editoras Universitárias Federais do Brasil. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53765 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a acessibilidade proporcionada pelas Editoras Universitárias Públicas Federais do Brasil, em prol do direito de acesso à leitura, à informação e à comunicação pelas Pessoas com Deficiência. Esta é uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa, que faz uso da pesquisa bibliográfica e documental, e utiliza como instrumentos de coleta de dados um questionário on-line criado por meio da ferramenta SurveyMonkey. Do universo de 45 editoras universitárias, que são associadas à Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU), 17 responderam ao questionário. Entre os principais resultados verificou-se que nenhuma das editoras possui órgão, departamento ou comissão para tratar questões voltadas para acessibilidade, bem como há pouca interação entre elas e os Núcleos de Acessibilidade existentes nas instituições públicas federais. Das respondentes, 76,47% indicaram que, ao elaborar materiais para divulgação das publicações, questões relacionadas à acessibilidade não são consideradas. Verificou- se que em mais de 75% das editoras, os sites não possuem praticamente nenhum recurso de acessibilidade, tais como tradução para LIBRAS, uso de vídeos com legenda, possibilidade de mudança de contraste, presença de mapa do site, entre outros. A maioria das editoras (94.12%) afirmou ter pouco ou nenhum conhecimento sobre a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015), apesar dessa lei ter partes que afetam diretamente o trabalho das editoras. As maiores dificuldades mencionadas pelas editoras para trabalhar questões de acessibilidade se referem a ausência de recursos financeiros, de recursos humanos qualificados e de infraestrutura/recursos tecnológicos adequados. Conclui-se que é fundamental que as editoras universitárias públicas federais do Brasil empenhem-se para desenvolver estratégias e ações concretas para garantir o acesso equitativo à informação para pessoas com deficiência e que criem políticas e normativas específicas que promovam a inclusão e a acessibilidade em todas as etapas do processo de produção e divulgação de suas publicações. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Editoras Universitárias | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Inclusão Social | pt_BR |
dc.subject | Acesso à informação | pt_BR |
dc.subject | Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência | pt_BR |
dc.title | Acesso à informação para pessoa com deficiência : um estudo em Editoras Universitárias Federais do Brasil | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2036724309296818 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4923627544089379 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Informacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research aimed to evaluate the accessibility provided by the Public Federal University Publishers of Brazil, in favour of the right of access to reading, information and communication by People with Disabilities. This is a descriptive research, with a qualitative and quantitative approach, which makes use of bibliographic and documentary research, and uses as data collection instruments an online questionnaire created through the SurveyMonkey tool. From the universe of 45 university publishers, which are associated with the Brazilian Association of University Publishers (ABEU), 17 responded to the questionnaire. Among the main results, it was found that none of the publishers has a body, department or commission to address issues related to accessibility. As well as there is little interaction between them and the existing Accessibility Centres in federal public institutions. Of the respondents, 76.47% indicated that, when preparing materials for the dissemination of publications, issues related to accessibility are not considered. It was also found that in more than 75% of the publishers, the websites have practically no accessibility features, such as translation into LIBRAS, use of videos with subtitles, possibility of changing contrast, presence of a site map, among others. Most publishers (94.12%) stated that they had little or no knowledge about the Brazilian Law on Inclusion of People with Disabilities (Law 13.146/2015), despite the fact that this law has parts that directly affect the work of publishers. And the greatest difficulties mentioned by publishers to work on accessibility issues refer to the lack of financial resources, qualified human resources and adequate infrastructure / technological resources. It is concluded that it is essential that federal public university publishers in Brazil endeavor to develop concrete strategies and actions to ensure equitable access to information for people with disabilities and to create specific policies and regulations that promote inclusion and accessibility at all stages of the production and dissemination process of their publications. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Jonatan Candido da Silva.pdf | 3,55 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons