Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53734

Compartilhe esta página

Título: Aplicação das ferramentas da qualidade na atividade correicional da polícia judiciária para a melhoria contínua
Autor(es): MICHELETTO, Daniel
Palavras-chave: Engenharia de produção; Controle interno; Atividade correicional; Ferramentas da qualidade; Ciclo PDCA; Melhoria contínua
Data do documento: 1-Set-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MICHELETTO, Daniel. Aplicação das ferramentas da qualidade na atividade correicional da polícia judiciária para a melhoria contínua. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A prestação de serviços públicos com qualidade e eficiência são um dos maiores anseios da nossa sociedade e para garantir a presença constante de tais elementos na administração das instituições públicas é necessário assegurar a existência de uma sistemática capaz de mensurar o desempenho dos processos de trabalho e dos elementos que os integram. Os gestores públicos têm o crescente desafio, dia após dia, de oferecer melhores serviços e otimizar seus recursos. Neste sentido, buscando-se atender a tais anseios e verificar o bom andamento das atividades desempenhadas pelos seus servidores é indispensável haver meios de controle, que, alinhados com objetivos institucionais, normativos internos e dispositivos legais, possam assegurar o bom desempenho dos processos de trabalho e a melhoria contínua da qualidade dos serviços públicos. O presente trabalho pretende apresentar a atividade correicional como ferramenta de gestão estratégica nas atividades de polícia judiciária e a aplicação subsidiária de ferramentas da qualidade, e outros métodos, como o ciclo PDCA, que irão possibilitar a adoção de um processo sistêmico que permitirá a análise dos problemas e a eliminação das falhas detectadas nos processos de trabalhos englobados no desempenho das atividades de polícia judiciária realizadas pela Polícia Federal. A partir de indicadores de processo e problemas detectados no exercício da atividade correicional foram demonstrados métodos e ferramentas que possibilitaram uma análise detalhada dos problemas e suas possíveis causas, sendo propostas ações corretivas destinadas a eliminação ou minimização de seus efeitos em um fluxo capaz de garantir continuamente a melhoria do sistema. O trabalho demonstra que a metodologia proposta, já comumente aplicada no setor fabril e em outras instituições privadas, pode ser igualmente aplicável nas instituições públicas, sendo fundamental que no processo de melhoria contínua haja a participação de seus colaboradores.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53734
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional - Engenharia da Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Daniel Micheletto.pdf2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons