Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53621
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | POSTAL, Ricardo | - |
dc.contributor.author | GOMES, Yasmim da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-21T12:43:11Z | - |
dc.date.available | 2023-11-21T12:43:11Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-28 | - |
dc.date.submitted | 2023-11-03 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Yasmim da Silva. O futuro a Ọ̀rúnmìlá pertence: o afrofuturismo de Tomi Adeyemi nas aulas de literatura | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53621 | - |
dc.description.abstract | A presente monografia buscou explorar a contribuição do romance Filhos de Sangue e Osso (2018) de Tomi Adeyemi para o trabalho literário em sala de aula e a perspectiva afrofuturista nele presente. Investigamos de que modo o afrofuturismo colabora para um letramento literário que apresente diversidade e decolonialidade em sala de aula. Para realizar essa investigação, analisamos as características afrofuturistas que emergem na narrativa. A pesquisa possuiu um caráter qualitativo, tendo inicialmente uma reflexão sobre silenciamento, representação e literatura como subversão à luz Kathryn Woodward (2014), bell hooks (2019a; 2019b), Grada Kilomba (2019) e Conceição Evaristo (2021). Em seguida, fizemos uma pesquisa bibliográfica acerca do afrofuturismo, nos enveredando pelos escritos de Mark Dery (1994), Kodwo Eshun (1998; 2003), Liza Yaszek (2013) e Fábio Kabral (2018; 2020). Também nos debruçamos sobre discussões acerca da decolonialidade e pedagogia decolonial pelos olhares de Catherine Walsh, Luiz Oliveira e Vera Candau (2018), Quijano (1982) e Oliveira e Candau (2010). Em seguida, houve a análise do corpus mediante a quatro características, conforme Kabral (2020): 1) protagonismo de personagens negras; 2) narrativa de ficção especulativa; 3) afrocentricidade; e 4) autoria negra. O afrofuturismo surge a partir de questões ligadas à realidade da população negra e se posiciona como um movimento artístico subversivo, que se opõe à hegemonia e estereótipos associados às comunidades africanas e afrodiaspóricas. Em conclusão, foi percebido que a obra traz conjuntos afrofuturistas que podem ser atribuídos à sala de aula como uma forma de combate à colonialidade. A narrativa da autora traz consigo uma nova visão da cultura africana e afrodiaspórica em combate direto às literaturas eurocêntricas produzidas por anos e perpassadas no currículo de literatura. Marca-se que a pesquisa galga o início de uma nova jornada, podendo ser explorado futuramente ainda mais as conexões entre o afrofuturismo e o ambiente educacional. | pt_BR |
dc.format.extent | 54 | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Afrofuturismo; | pt_BR |
dc.subject | Decolonialidade; | pt_BR |
dc.subject | Educação. | pt_BR |
dc.title | O futuro a Ọ̀rúnmìlá pertence: o afrofuturismo de Tomi Adeyemi nas aulas de literatura | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SALLES, André Mendes | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4584488755408312 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4468145682489069 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This monograph sought to explore the contribution of Tomi Adeyemi's novel Children of Blood and Bone (2018) to literary work in the classroom and the afrofuturist perspective it presents. We investigated how afrofuturism contributes to a literary literacy that presents diversity and decoloniality in the classroom. To carry out this investigation, we analyzed the afrofuturist characteristics that emerge in the narrative. The research was qualitative in nature, initially reflecting on silencing, representation and literature as subversion in the light of Kathryn Woodward (2014), bell hooks (2019a; 2019b), Grada Kilomba (2019) and Conceição Evaristo (2021). Then, we carried out a bibliographical survey on afrofuturism, looking at the writings of Mark Dery (1994), Kodwo Eshun (1998; 2003), Liza Ysazek (2013) and Fábio Kabral (2018; 2020). We also looked at discussions about decoloniality and decolonial pedagogy through the eyes of Catherine Walsh, Luiz Oliveira and Vera Candau (2018), Quijano (1982) and Oliveira and Candau (2010). The corpus was then analyzed using four characteristics, according to Kabral (2020): 1) protagonism of black characters; 2) speculative fiction narrative; 3) afrocentricity; and 4) black authorship. Afrofuturism arises from issues linked to the reality of the black population and positions itself as a subversive artistic movement that opposes the hegemony and stereotypes associated with african and afro-diasporic communities. In conclusion, it was perceived that the work brings afrofuturist ensembles that can be assigned to the classroom as a way of combating coloniality. The author's narrative brings with it a new vision of african and afro-diasporic culture in direct combat to the eurocentric literatures produced for years and permeated in the literature curriculum. The research marks the beginning of a new journey, and the connections between afrofuturism and the educational environment could be explored further in the future. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/3696395459820586 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
versão final do tcc - yasmim gomes.pdf | 385,95 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons