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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53620

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorARAÚJO, Ana Maria Costa de-
dc.contributor.authorFERREIRA, Roberval da Silva-
dc.date.accessioned2023-11-21T12:34:34Z-
dc.date.available2023-11-21T12:34:34Z-
dc.date.issued2023-05-05-
dc.date.submitted2013-11-13-
dc.identifier.citationFERREIRA, Roberval da Silva. Variação Linguística: análise de livro didático do 9º ano do ensino fundamental. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso de Letras Português - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53620-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo central investigar como a temática da variação linguística é abordada no livro didático (LD) de Língua Portuguesa (LP), mais especificamente no Manual do Professor da obra “Português: Conexão e Uso”, de Delmanto e Carvalho (2018), direcionado para o 9º Ano do Ensino Fundamental II. Dessa forma, a problemática trazida nesta pesquisa delineia suas reflexões a partir da centralização do ensino de LP de acordo com as aulas da gramática normativa, baseado na dicotomia entre o “certo” e o “errado”. Assim, este estudo se origina da necessidade de explicar o tema da variação linguística no âmbito dos LDs, ressaltando a heterogeneidade linguística como um fator inerente às línguas. Para tanto, utilizamos a técnica de abordagem da pesquisa qualitativa na revisão bibliográfica, uma vez que tecemos uma leitura interpretativa a luz dos exercícios e imagens selecionados do LD escolhido. Vale ressaltar que este trabalho tem como base teórica: Alkmim (2012), Antunes (2003), Bagno (2007), Mollica (2003), Ota (2009), Travaglia (2003), entre outros. Estes serviram como norte para discussão e definição de conceitos importantes dentro da temática da variação linguística. Também, lançamos um olhar crítico sobre as propostas da variação linguística dispostas nos documentos oficiais (PCNs e BNCC). Nesse sentido, entendemos que esses documentos oficiais, corroborando com os teóricos estudados, se opõem a utilização estanque da norma-padrão como única e exclusiva variedade, assim como a desvalorização dos diferentes modos de falar dos estudantes. Por fim, chegamos à conclusão de que a variação linguística é apresentada de modo satisfatório no LD analisado.pt_BR
dc.format.extent37p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectVariação linguística. Livro didático. Documentos oficiais.pt_BR
dc.titleVariação Linguística: análise de livro didático do 9º ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9706476458043027pt_BR
dc.description.abstractxThis research has the main goal to investigate how the topic of linguistic variation is addressed in the Portuguese Language (PL) Textbook (TB). Actually, more specifically in the Teacher's Guide for the work “Português: Conexão e Uso”, by Delmanto and Carvalho (2018 ), aimed at the 9th year of Elementary School II. In this way, the problem raised in this research outlines its reflections based on the centralization of PL teaching in agreetment with normative grammar classes, based on the dichotomy between “right” and “wrong”. Besides of this, this study originates from the need to explain the topic of linguistic variation within the scope of SB, highlighting linguistic heterogeneity as an inherent factor in languages. To this end, we used the qualitative research approach technique in the literature review, as we weave an interpretative reading in the light of the exercises and images selected from the chosen textbook. It is worth mentioning that this work is theoretically based on: Alkmim (2012), Antunes (2003), Bagno (2007), Mollica (2003), Ota (2009), Travaglia (2003), among others. These served as a guide for discussion and definition of important concepts within the theme of linguistic variation. We also took a critical look at the proposals for linguistic variation set out in official documents (PCNs and BNCC). In this sense, we understand that these official documents, corroborating the theorists studied, in oppositional the rigid use of the standard norm as the only and exclusive variety, as well as the devaluation of the students' different ways of speaking. Finally, we came to the conclusion that linguistic variation is presented satisfactorily in the textbook that was analyzed.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Lingüísticapt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português a Distânciapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Língua Portuguesa - EAD

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