Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53589
Compartilhe esta página
Título: | A escrita acadêmica no ambiente digital: movimentos de escrileitura e tecnodiscursividade no CGScholar |
Autor(es): | SILVA, Everton Henrique Souza da |
Palavras-chave: | CGScholar; Escrita acadêmica; Formação inicial; Multiletramentos; Tecnodiscursos |
Data do documento: | 25-Set-2023 |
Citação: | SILVA, Everton Henrique Souza da. A escrita acadêmica no ambiente digital: movimentos de escrileitura e tecnodiscursividade no CGScholar. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Esta pesquisa tem por objetivo geral analisar como ocorre a inserção de graduandos de Letras na apreensão da escrita acadêmica/dos textos acadêmicos, em ambiente digital, através da observação de seus movimentos de escrileitura e tecnodiscursividade da/na plataforma CGScholar. Para tal, sob abordagem qualitativa, escolhemos produções textuais de discentes postadas no CGScholar, que foram analisadas por intermédio de uma interlocução teórica entre a proposta ecológica de Paveau (2013; 2021), em relação ao discurso digital, com a concepção de linguagem e gênero de Bakhtin (2016 [1952-1953]), de multiletramentos, baseada em Cazden et al. (2021 [1996]), e de letramentos como práticas sociais, de Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020) e Street (2010; 2014). Os resultados apontam que dimensões ocultas de letramentos acadêmicos foram evidenciadas nos textos nativos digitais dos graduandos, na plataforma, apesar de determinadas produções textuais demonstrarem pouca exploração das potencialidades tecnodiscursivas da plataforma digital. Entretanto, o uso de recursos linguísticos e tecnológicos em determinadas postagens nos permitiu a visualização das possibilidades apontadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no que tange à formação inicial do docente crítico frente à cultura digital e aos conhecimentos possíveis por meio das novas tecnologias, o que aponta para a apropriação dos multiletramentos pelos licenciandos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53589 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Everton Henrique Souza da Silva.pdf | 7,39 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons