Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53560
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | POSTAL, Ricardo | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Thays Victória Verissimo do | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-13T13:32:55Z | - |
dc.date.available | 2023-11-13T13:32:55Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-14 | - |
dc.date.submitted | 2023-11-05 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Thays VIctoria Veríssimo do Nascimento. Fanficando nas aulas de literatura: uma proposta de letramento literário digital. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53560 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho busca refletir sobre o ensino de literatura e as possibilidades de integração com as produções digitais contemporâneas intituladas fanfics. Sendo assim, adotou-se como objetivo identificar aspectos literários nessas produções e refletir sobre possíveis caminhos metodológicos para sua abordagem em sala de aula. Para análise das fanfics, tomamos como base os pressupostos da teoria literária estipulados por Proença Filho (2007), Aguiar e Silva (1976), Massaud Moisés (2014), Gancho (2014) e Vanoye (1991). Já no que se refere às reflexões pedagógicas e metodológicas, o trabalho está alicerçado nas contribuições de Cosson (2014), Pinheiro (2006), Rojo e Moura (2019), Sisto (2016) e Soares (2011). Ao final da pesquisa, ficou evidente que as fanfics apresentam características literárias suficientes para serem trabalhadas nas aulas de literatura. Além disso, foi possível refletir sobre as possíveis formas de conduzir esse trabalho, de maneira a fomentar o letramento literário dos alunos. Por fim, concluímos que o trabalho com a fanfic nas aulas de literatura se mostra promissor, à medida em que contempla os interesses e afetos extraescolares dos alunos e, consequentemente, pode expandir esse afeto à literatura em si. | pt_BR |
dc.format.extent | 38p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Fanfic | pt_BR |
dc.subject | Análise literária | pt_BR |
dc.subject | Propostas metodológicas | pt_BR |
dc.subject | Letramento literário digital | pt_BR |
dc.title | Fanficando nas aulas de literatura: uma proposta de letramento literário digital | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2900079446843958 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4468145682489069 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work seeks to reflect on the teaching of literature and the possibilities of integration with contemporary digital productions called fanfics. Therefore, the objective was to identify literary aspects in these productions and to reflect on possible methodological ways to approach them in the classroom. For analysis, we took as a basis the assumptions of literary theory stipulated by Proença Filho (2007), Aguiar e Silva (1976), Massaud Moisés (2014), Gancho (2014) and Vanoye. Regarding pedagogical and methodological reflections, the work is based on the contributions of Cosson (2014), Pinheiro (2006), Rojo e Moura (2019), Sisto (2016) and Soares (2011). At the end of the research, it was evident that fanfics have enough literary characteristics to be worked on in literature classes. In addition, it was possible to reflect on the possible ways of conducting this work, in order to encourage the students' literary literacy. Finally, we conclude that working with fanfic in literature classes is promising, as it contemplates the students' extracurricular interests and affections and, consequently, can expand this affection to literature itself. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Letras | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Letras - Português |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Thays Victória Verissimo do Nascimento.pdf | 1,51 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons