Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53403
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MELO, Nelio Vieira de | - |
dc.contributor.author | MARTINHAO, Christie Rhamu Maciel | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-01T15:02:04Z | - |
dc.date.available | 2023-11-01T15:02:04Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-06 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-31 | - |
dc.identifier.citation | MARTINHÃO, Christie Rhamu Maciel. Essa estranha instituição chamada educação: um olhar Derridiano. 2023. 34 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53403 | - |
dc.description.abstract | A filosofia da educação contemporânea tem a presença marcante de muitos filósofos e filósofas, provocando e instigando essa instituição chamada educação. Utilizamos aqui o termo instituição tendo como referência uma obra de Jacques Derrida intitulada Essa estranha Instituição chamada literatura. Uma entrevista com Jacques Derrida (2014). Como a literatura a educação é instituída, ora possuída de intencionalidades conservadoras ora carregadas de transgressões e transformações. Essa obra é só a inspiração por nos permitir abrir um itinerário de pesquisa a partir de um olhar derridiano sobre a educação na pesquisa educacional brasileira. A preocupação é investigar os rastros de um pensamento que vai além das classificações literárias e filosóficas: estruturalista/pós-estruturalista/desconstrucionista, que mais se assemelham às etiquetas de velhos arquivos históricos ou de narrativas feitas de “ismos”. Os arquivos nos convocam a re-vistisitação. Nosso trabalho é re-visitar as provocações filosóficas de Derrida bem além das etiquetas classificatórias do “mal de arquivo”. Descobrimos que o centro das atenções é o problema da Desconstrução e os seus desdobramentos. A educação tem nas suas raízes os sinais de uma estranha instituição, heranças marcantes de tempos e de sujeitos que se misturam; a educação torna-se um acontecimento e um lugar do acontecimento, instituição que se abre à impossibilidade de ser estática. Ainda que dentro dela haja quem articule a lógica dos arquivos a serem apenas consultados e aprendidos, a educação nos põe no movimento de um fazer inédito. Esse é o itinerário da desconstrução. | pt_BR |
dc.format.extent | 36p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação e alteridade | pt_BR |
dc.subject | Desconstrução | pt_BR |
dc.subject | Herança | pt_BR |
dc.subject | Acontecimento | pt_BR |
dc.title | Essa estranha instituição chamada educação - Um olhar Derridiano | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0263427602095239 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The philosophy of contemporary education has the strong presence of many philosophers, provoking and instigating this institution called education. We use the term institution here with reference to a work by Jacques Derrida entitled That Strange Institution Called Literature. An interview with Jacques Derrida (2014). Like literature, education is instituted, sometimes possessed of conservative intentions, sometimes loaded with transgressions and transformations. This work is just inspiration for allowing us to open a research itinerary from a Derridean perspective on education in Brazilian educational research. The subject is to investigate the traces of a thought that goes beyond literary and philosophical classifications: structuralist/post-structuralist/deconstructionist, which are more similar to the labels of old historical archives or narratives made up of “isms”. The archives invite us to re-visit. Our work is to re-visit Derrida's philosophical provocations well beyond the classificatory labels of “archival evil”. We discovered that the center of attention is the problem of Deconstruction and its consequences. Education has at its roots the signs of a strange institution, remarkable legacies of times and subjects that mix; education becomes an event and a place of the event, an institution that opens up to the impossibility of being static. Even though within it there are those who articulate the logic of archives to only be consulted and learned from, education puts us in the movement of doing something new. This is the itinerary of deconstruction. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - CHRISTIE RHAMU MACIEL MARTINHÃO.pdf | 473,38 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons