Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53369

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorNASCIMENTO, Fernanda Sardelich-
dc.contributor.authorCOSTA, Poliana Farias-
dc.date.accessioned2023-10-31T18:07:43Z-
dc.date.available2023-10-31T18:07:43Z-
dc.date.issued2023-09-25-
dc.date.submitted2023-10-31-
dc.identifier.citationCOSTA, Poliana Farias. Piaget, Vygotsky e Wallon: contribuições psicogenéticas para a educação escolar. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53369-
dc.description.abstractEste artigo reúne as contribuições de três teorias clássicas psicogenéticas e suas contribuições para a educação escolar. A partir das teorias de Lev Vygotsky, Jean Piaget e Henri Wallon, este trabalho teve como objetivo compreender as teorias psicológicas do desenvolvimento humano e como isso repercute na educação a depender da teoria adotada nos processos educativos. A metodologia escolhida foi a revisão bibliográfica de tipo exploratória. Para tanto adotamos como critérios de seleção do material autores de referência no campo dos estudos do desenvolvimento que estavam em diálogo com o campo da educação. Diante das teorias apresentadas e da discussão acerca das contribuições de cada uma delas para a educação escolar, podemos destacar que embora os pontos de partida para o estudo do desenvolvimento humano sejam diferentes, algo que é comum à todas é a participação ativa da criança em seu próprio desenvolvimento. Seja no processo educativo contextualizado (Vygotsky), seja em relação ao nível cognitivo do aluno (Piaget), ou mesmo os aspectos afetivos e a dimensão do corpo no espaço escolar (Wallon), todas as teorias caminham para o mesmo sentido: que a criança se desenvolva e aprenda a partir de sua participação e de sua interação com o outro e com o meio em que ela vive.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectTeorias psicogenéticaspt_BR
dc.subjectTeorias psicológicaspt_BR
dc.titlePiaget, Vygotsky e Wallon: contribuições psicogenéticas para a educação escolar.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3334230123280583pt_BR
dc.description.abstractxThis article brings together three classic theories that think about human development and its consequences in teaching pedagogical practices. Based on the theories of Lev Vygotsky, Jean Piaget and Henri Wallon, this work aimed to understand how psychological theories think about the constitution of the self and how this impacts pedagogical practices depending on the theory that the teacher adopts for his practice. The methodology chosen was an exploratory bibliographic review. To this end, we adopted reference authors in the field of development studies who were in dialogue with the field of education as material selection criteria. In view of the theories presented and the discussion about the implications of each of them for pedagogical practices, we can highlight that although the starting point for the constitution of the self are different, something that is common to all is the active participation of the child in their own development. Whether in the contextualized educational process (Vygotsky), or in relation to the student's cognitive level (Piaget), or even the affective aspects and the dimension of the body in the school space (Wallon), all theories move towards the same direction: that the child develop and learn from their participation and interaction with others and the environment in which they live.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - POLIANA FARIAS COSTA .docx (1).pdfTCC - POLIANA FARIAS COSTA - PEDAGOGIA239,31 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons