Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53327

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNASCIMENTO, Marcela Regina Vasconcelos da Silva-
dc.contributor.authorMAYER, Barbara de Almeida-
dc.date.accessioned2023-10-30T21:39:41Z-
dc.date.available2023-10-30T21:39:41Z-
dc.date.issued2023-10-02-
dc.date.submitted2023-10-09-
dc.identifier.citationMAYER, Barbara de Almeida. A construção de artigo de opinião em práticas de multiletramento: um protótipo para turmas de 2º ano do Ensino Médio. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53327-
dc.description.abstractA multiculturalidade de uma sociedade globalizada e a multimodalidade dos textos através dos quais essas comunidades se comunicam geram novas demandas para a escola do ponto de vista da construção de currículos e da proposição de materiais didáticos. Diante disso, considerando-se a necessidade da aprendizagem da argumentação no Ensino Médio, esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre o ensino de usos da língua e modos de funcionamento da linguagem em práticas discursivas que ampliem os multiletramentos e a capacidade argumentativa de estudantes do Ensino Médio. Para tanto, desenvolvemos a revisão analítica e crítica de estudos nessas áreas, recorrendo aos autores: Rojo (2013; 2017a; 2017b; 2020), Cazden et. al. (2021), Nascimento (2015a; 2015b), Fiorin (2022), Anjos (2019), Bakhtin (2016), Brakling (2000), Boff, Koch e Marinello (2009). A partir disso, propusemos um protótipo didático visando a um trabalho, em aulas de língua portuguesa, em turmas de 2º ano do Ensino Médio, que contribua para que os estudantes desenvolvam competências demandadas em práticas de multiletramentos de natureza predominantemente argumentativa, em especial na construção do gênero artigo de opinião.pt_BR
dc.format.extent85p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMultiletramentopt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectArtigo de opiniãopt_BR
dc.subjectProtótipo didáticopt_BR
dc.titleA construção de artigo de opinião em práticas de multiletramento: um protótipo para turmas de 2º ano do Ensino Médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6981699020253572pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0396854571010883pt_BR
dc.description.abstractxThe multiculturalism of a globalized society and the multimodality of the texts through which they communicate, generate new demands for the school, regarding the constructions of school’s curriculum and the creation of teaching materials. Therefore, given the necessity of learning about argumentation in high school, this research aims to reflect on the teaching of language uses and the operative way in which language functions in discursive practices that broaden the multiliteracy and the argumentative capacity of high school students. For this effect, we developed a critical and analytic review on the theoretical studies on related areas, consulting the authors: Rojo (2013; 2017a; 2017b; 2020), Cazden et. al. (2021), Nascimento (2015a; 2015b), Fiorin (2022), Anjos (2019), Bakhtin (2016), Brakling (2000), Boff, Koch e Marinello (2009). Based on that, we proposed a didactic prototype targeting to develop, on second grade high school students, competences related to argumentative multiliterate practices, focusing on the construction of the genre opinion article.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Lingüísticapt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Barbara de Almeida Mayer.pdf20,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons