Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53316

Compartilhe esta página

Título: USO DE GEOTECNOLOGIAS PARA GESTÃO DE DESASTRES NATURAIS HIDROLÓGICOS: Estudo de caso do bairro Coelhos, Recife-Pernambuco
Autor(es): SILVA, José Adriano Santos da
Palavras-chave: Vulnerabilidade Urbana; Eventos Climáticos Extremos; Geoprocessamento; Inundações e Alagamentos.
Data do documento: 26-Set-2023
Citação: SILVA, José Adriano Santos da. USO DE GEOTECNOLOGIAS PARA GESTÃO DE DESASTRES NATURAIS HIDROLÓGICOS: estudo de caso do bairro Coelhos, Recife-Pernambuco. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia - Bacharelado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo investigar a aplicação das geotecnologias na gestão de desastres naturais hidrológicos, com foco no bairro Coelhos, área vulnerável do Recife. A cidade do Recife, como muitas outras áreas urbanas, enfrenta desafios relacionados a esses eventos climáticos extremos. A urbanização desordenada, a falta de infraestrutura adequada, a omissão governamental para mitigação dos riscos e as mudanças climáticas aumentam a vulnerabilidade a desastres nas regiões urbanas. Nesse contexto, as geotecnologias desempenham um papel fundamental na compreensão e gestão desses riscos. A pesquisa tem como base a coleta e análise dos dados geográficos do bairro Coelhos, incluindo dados topográficos, hidrológicos, pluviométricos, uso do solo e informações socioeconômicos. Com base nesses dados, serão elaborados mapas temáticos e modelos espaciais para mapear essas áreas de risco e identificar os pontos mais propensos a inundações, enxurradas e alagamentos. Portanto, com base nos resultados obtidos, foi possível observar que o bairro Coelhos apresenta características físico-geográficas que o tornam suscetível a eventos de inundação e alagamento. Isso ocorre principalmente devido à sua topografia plana e à sua proximidade com cursos d’água. Além disso, em períodos de chuvas intensa, somado com a falta de uma infraestrutura adequada de drenagem e o aumento da impermeabilização do solo, influenciado pelo uso e ocupação da terra, contribuem para a ampliação dos riscos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53316
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC José Adriano Santos da Silva.pdf1,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons