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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53300

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorANDRADE, Maurício Oliveira de-
dc.contributor.authorSOARES, Louise Lopes-
dc.date.accessioned2023-10-30T16:08:39Z-
dc.date.available2023-10-30T16:08:39Z-
dc.date.issued2023-10-05-
dc.date.submitted2023-10-26-
dc.identifier.citationSOARES, Louise Lopes. Diretrizes para uma mobilidade sustentável na micro e mesoacessibilidade ao campus Recife da UFPE. 2023. 54 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53300-
dc.description.abstractA instalação da universidade onde era o antigo engenho do meio fez com que houvesse um crescimento dos bairros próximos, devido ao aumento no fornecimento de oportunidades. Esta atratividade e consequente aumento da população aumentou a necessidade no fornecimento de transporte público e infraestrutura viária e urbana. O presente trabalho se baseou nas 5 dimensões do ambiente construído estabelecidas por Cervero et al. (2009) para buscar indicadores que avaliassem a acessibilidade aos bairros compreendidos nas escalas micro e meso, tendo a universidade como ponto de partida. Através dos dados georeferenciados e dos dados socioeconômicos obtidos e utilizando o processamento de mapas e dos dados usando o software livre QGIS e o MS Excel, foram realizadas avaliações segundo estes indicadores que expusessem dados sobre a densidade populacional, a disponibilidade de empregos, a diversidade de serviços, a densidade das infraestruturas cicloviária, a densidade de quarteirões, o fornecimento de transporte público e a acessibilidade aos destinos nas escalas observadas. Para fins de comparação, os valores de referência foram extraídos segundo a literatura e segundo valores médios da própria cidade do Recife quando havia a indisponibilidade de resultados estabelecidos na revisão da literatura. Foi verificado que os resultados da maioria dos indicadores não alcançaram a meta definida pelos valores de referência, com exceção do índice de entropia nas escalas meso e micro, da disponibilidade de transporte público por habitantes na escala micro e da disponibilidade de transporte público por área nas duas escalas. Com isso, ficou evidenciada a necessidade de investimentos destinados à melhoria das infraestruturas, do replanejamento da utilização dos espaços públicos, da redistribuição do sistema de transporte público e do desenvolvimento desses bairros com fins de aumentar os índices que não alcançaram as metas.pt_BR
dc.format.extent54p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectIndicadores de acessibilidadept_BR
dc.titleDiretrizes para uma mobilidade sustentável na micro e mesoacessibilidade ao campus Recife da UFPEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6119786597873768pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0093267389008960pt_BR
dc.description.abstractxThe university’s construction where the previous “Engenho do Meio” was located culminated in a populational increase in the neighboring locations, due to ascending opportunities made accessible throughout the years. That appeal combined with the populational increase stressed the need for an enhanced public transportation system with more offers to deal with the intensified demand, as well as an improved infrastructure, both road and urban. The current work relied on the 5 built environment dimensions established by Cervero et al. (2009) to identify indicators that measure the accessibility to neighborhoods contained within the micro and meso-dimensions, considering the university as the starting point. Through the georeferenced data and the obtained socioeconomical data, and by utilizing the map and data processing capabilities provided by the open-source software QGIS and MS Excel, assessments were carried out utilizing the above-mentioned indicators aiming to expose populational density data, job offer, service diversity, cycling path infrastructure density, block density, public transportation offer and destination accessibility within the studied dimensions. For comparison purposes, the reference values were extracted from literature and following mean values of the city of Recife whenever literature results were unavailable. It has been verified that the bulk of the indicators results haven’t achieved the desired targets defined by the reference values, except for the entropy indicator within the micro and meso-dimensions, the public transportation availability per resident in the micro dimension and the public transportation availability per zone for both dimensions. Following these results, one can then deduce the need for investment destined to improving the infrastructures, to replanning the public space utilization, to redistributing the public transportation system and to developing those neighborhoods aiming towards the increase of the indicators that haven’t achieved the targets.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DECV) - Departamento de Engenharia Civil pt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental

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