Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53298

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorANDRADE, Francisco Jatobá de-
dc.contributor.authorSILVA, Nayara Kelly de Melo-
dc.date.accessioned2023-10-30T15:45:30Z-
dc.date.available2023-10-30T15:45:30Z-
dc.date.issued2023-02-16-
dc.identifier.citationSILVA, Nayara Kelly de Melo. Trajetórias acadêmicas: os desafios do ingresso e permanência no ensino superior estadual e federal em Recife - PE. 2023. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53298-
dc.description.abstractAs transições educacionais compõem as chaves de análise de desigualdade educacionais. Diante das desigualdades estruturais socioeconômicas, ingressar e permanecer no ensino superior se torna uma árdua tarefa para indivíduos negros e pobres. Com as recentes mudanças decorrentes da aplicação de ações afirmativas no ensino público superior, essa pesquisa se propõe a observar e analisar em contextos macro e microestruturais as dificuldades envolvidas na permanência de estudantes no ensino superior, em específico de estudantes cotistas e/ou negros. Com a utilização de técnicas quantitativas e qualitativas, foram analisados os anos de 2015 a 2019 dos microdados do ENADE e foram entrevistados 13 estudantes, sendo 6 estudantes da UPE e 7 da UFPE, através das estatísticas descritivas e de modelos logísticos binários foram analisados os dados quantitativos. Os dados qualitativos foram codificados e analisados através da análise de conteúdo. Os resultados obtidos demonstram uma permanência em condições de desigualdade prévias ao ingresso no ensino superior, há uma ocupação diferenciada de negros e mais pobres a depender do prestígio e da área do curso de graduação. As oportunidades acadêmicas são ocupadas também de forma diferente, visto que monitorias e extensão são mais propensas a terem alunos cotistas e beneficiados com auxílio de políticas de permanência estudantil, do que oportunidades de PIBIC e estágio. Por fim, os resultados qualitativos demonstram uma comum percepção entre os estudantes sobre um “não pertencimento” ao ensino superior até o encontro de referenciais negros e da formação de vínculos afetivos na universidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectAções afirmativaspt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectRelações raciaispt_BR
dc.titleTrajetórias acadêmicas : os desafios do ingresso e permanência no ensino superior estadual e federal em Recife - PEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0577170712789801pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2604274612352251pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Sociologiapt_BR
dc.description.abstractxEducational transitions are one of the keys to analyzing educational inequalities. In the face of structural socioeconomic inequalities, entering and remaining in higher education becomes an arduous task for black and poor individuals. With the recent changes resulting from the application of affirmative action in public higher education, this research aims to observe and analyze in macro and microstructural contexts the difficulties involved in the permanence of students in higher education, specifically students with quota and/or blacks. Using quantitative and qualitative techniques, the years 2015 to 2019 of the ENADE microdata were analyzed and 13 students were interviewed, being 6 students from UPE and 7 from UFPE, through descriptive statistics and binary logistic models the quantitative data were analyzed. The qualitative data were coded and analyzed through content analysis. The results obtained show a permanence in conditions of inequality prior to entry into higher education, there is a differentiated occupation of blacks and poorer depending on the prestige and the area of the undergraduate course. The academic opportunities are also occupied differently, since monitorships and extension courses are more likely to have quota holders and students who benefit from aid from student permanence policies, than opportunities for PIBIC and internship. Finally, the qualitative results show a common perception among the students about a "not belonging" to higher education until the encounter of black references and the formation of affective bonds at the university.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Nayara Kelly de Melo Silva.pdf2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons