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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53221
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Aline Renata dos | - |
dc.contributor.author | TENORIO, Maria Patricia da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-26T02:32:27Z | - |
dc.date.available | 2023-10-26T02:32:27Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-25 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-20 | - |
dc.identifier.citation | TENORIO,Maria Patricia da Silva. A Brincadeira no Currículo de Pernambuco da Educação Infantil.2023.Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru,2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53221 | - |
dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão de Curso trata da brincadeira no Currículo de Pernambuco da Educação Infantil. A pesquisa de tipo documental, buscou responder ao problema: quais os sentidos atribuídos à brincadeira no Currículo de Pernambuco da educação infantil? Para isso, elaboramos o objetivo geral: compreender os sentidos atribuídos à brincadeira no Currículo de Pernambuco da Educação Infantil e os objetivos específicos: identificar a concepção de brincadeira no Currículo de Pernambuco; identificar o lugar da brincadeira no Currículo da Educação Infantil de Pernambuco. Os resultados apontaram que os sentidos atribuídos à brincadeira no referido currículo compreendem a brincadeira como direito da criança, reforçando o que prevê o ECA e as DCNEI, bem como pesquisadores da infância e da Educação Infantil. Percebemos ainda que a brincadeira ocupa um lugar central no currículo, no planejamento e, consequentemente, na rotina da Educação Infantil, visto que a brincadeira está presente nos campos de experiências previstos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos Direitos de aprendizagem do Currículo de Pernambuco. Ademais, observamos que com a proximidade do final da pré-escola a brincadeira tem seu lugar diminuído no currículo de Pernambuco da Educação Infantil e os objetivos de aprendizagem passam a se preocupar com a alfabetização das crianças, obedecendo a BNCC. | pt_BR |
dc.format.extent | 20p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Brincadeira | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.title | A brincadeira no currículo de Pernambuco da educação infantil. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0222046966698752 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC Maria Patricia da Silva Tenorio.pdf | 318,55 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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