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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53213
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | MELO, Nelio Vieira de | - |
dc.contributor.author | CARDOSO, Márcia Maria | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-25T23:34:41Z | - |
dc.date.available | 2023-10-25T23:34:41Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-03 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-22 | - |
dc.identifier.citation | CARDOSO, Márcia Maria. A ética da alteridade como referencial crítico de processos educativos ancorados nos princípios de competências e habilidades – a formação humana e profissional em questão. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53213 | - |
dc.description.abstract | Este artigo visa o estudo sobre a formação humana na escola brasileira atual a partir do referencial da ética da alteridade de Emmanuel Levinas, considerando a relação entre formação humana e profissional na atual BNCC, trazendo reflexões sobre a formação humana na educação escolar, entendendo a ética como itinerário da busca dos sentidos do humano e da escola como lugar de experiência de encontro de sentidos, de saberes múltiplos. Diante disso, refletimos sobre a ética como resgate do humano, como uma provocação para a educação que se concebe como reprodução social que aprisiona os sujeitos nas malhas da lógica mercadológica liberal. Em termos metodológicos, foram utilizados como instrumentos de pesquisa fontes bibliográficas e documentais, bem como o método de análise crítica do discurso. As reflexões existentes no Brasil sobre a obra filosófica de Emmanuel Levinas relacionadas à educação produziram muitas compreensões importantes. Dentre elas a da Pedagogia da Alteridade. Ela supõe alteração da Educação fundada nos princípios de competências e habilidades. A alteração significa um fazer educativo que segue um itinerário inverso da lógica da dominação e da reprodução social. | pt_BR |
dc.format.extent | 30p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Alteridade | pt_BR |
dc.subject | Emmanuel Levinas | pt_BR |
dc.subject | Formação Humana | pt_BR |
dc.title | A ética da alteridade como referencial crítico de processos educativos ancorados nos princípios de competências e habilidades – a formação humana e profissional em questão. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/1393584555950460 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0263427602095239 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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TCC MARCIA MARIA CARDOSO.pdf | 313,68 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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