Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53204

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBrafman, Ricardo-
dc.contributor.authorAndrade, Diogenes Santos de-
dc.date.accessioned2023-10-25T15:58:37Z-
dc.date.available2023-10-25T15:58:37Z-
dc.date.issued2023-10-04-
dc.date.submitted2023-10-18-
dc.identifier.citationANDRADE, Diogenes Santos de. Adaptação de hinos para suplementar o repertório do Suzuki Cello School Volume 1. 2023. Licenciatura em Música - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53204-
dc.description.abstractPesquisas apontam que pode haver um aumento na motivação de alunos de instrumentos quando são utilizados materiais didáticos baseados em músicas com as quais esses alunos já têm familiaridade. O presente trabalho investiga a possiblidade de adaptar hinos (ou trechos de hinos) da Harpa Cristã para suplementar o repertório do Suzuki Cello School Volume 1, para uso no ensino do violoncelo em contextos ligados a uma igreja da Assembleia de Deus. A pesquisa foi de natureza qualitativa e a metodologia consistiu em uma análise documental seguida pela criação de material didático. A análise dos dados apontou a viabilidade de tal adaptação de hinos, e a conclusão foi que este procedimento tem chance de aumentar a motivação de alunos de violoncelo, e que existem possibilidades para futuros estudos sobre o uso de tais suplementações.pt_BR
dc.format.extent40p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectcriação de material didáticopt_BR
dc.subjectvioloncelopt_BR
dc.subjecthinospt_BR
dc.subjectSuzukipt_BR
dc.titleAdaptação de hinos para suplementar o repertório do Suzuki Cello School Volume 1pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1803609236487324pt_BR
dc.description.abstractxResearch indicates that there may be an increase in the motivation of students of musical instruments, when teaching materials that are based on music with which these students are already familiar are used. The present study investigates the possibility of adapting hymns (or excerpts of hymns) from the Harpa Cristã to supplement the repertoire in Suzuki Cello School Volume 1, teaching teaching the cello in contexts related to an Assembleia de Deus church. The research undertaken was qualitative and the methodology involved documentary research followed by the elaboration of teaching material. Analysis of the data pointed to the viability of such adaptation of hymns, and the conclusion was that use of this material may increase the motivation of cello students. It was also concluded that there are possibilities for future studies on the use of such supplementary teaching material.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DMU) - Departamento de Músicapt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Música – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Diogenes Andrade.pdf1,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons