Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53202

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBREUNIG, Tiago Hermano-
dc.contributor.authorSILVA, Mayara Cristina de França-
dc.date.accessioned2023-10-25T15:46:50Z-
dc.date.available2023-10-25T15:46:50Z-
dc.date.issued2023-09-26-
dc.date.submitted2023-10-23-
dc.identifier.citationSILVA, Mayara Cristina de França. Luiz Gonzaga e o imaginário nordestino na sala de aula. 2023. 33 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português - Licenciatura, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53202-
dc.description.abstractEste trabalho objetiva analisar capas de discos de forró e letras de canções dos artistas Luiz Gonzaga, a fim de investigar como esses elementos contribuíram para a construção de um imaginário do nordeste; além de discutir a relevância do paradigma social-identitário na educação. Busca-se, portanto, um caminho para discutir cultura, música, política e diversidade a partir da análise da Base Nacional Comum Curricular, trazendo o gênero forró para dentro da sala de aula com a finalidade de estimular o desenvolvimento do estudante através do contato com a arte, literatura e cultura. Os resultados evidenciam que a BNCC inclui cultura de forma no ensino de linguagens, porém não de forma eficiente e proveitosa ao processo de ensino-aprendizagem. Além disso, também foi possível constatar que as capas dos discos e as canções contribuíram para reforçar o estereótipo de nordeste reproduzido no país.pt_BR
dc.format.extent33p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectForrópt_BR
dc.subjectNordestept_BR
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectCapaspt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.titleLuiz Gonzaga e o imaginário nordestino na sala de aulapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4112507046995021pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4555361609634168pt_BR
dc.description.abstractxThis paper aims to analyze the covers of forró records and song lyrics by the artists Luiz Gonzaga, with the intent to investigate how these elements have contributed to the construction of an imaginary of Brazil's Northeast; in addition to discussing social identity paradigm's relevance to education. The goal is to find ways to debate culture, music, politics and diversity based on analysing the Common Core National Curriculum (BNCC), which brings the forró genre into the classroom with the purpose to stimulate the student's improvement through art, literature and culture. The results document that the BNCC does include culture as a form of teaching languages, however not in the most effective and fruitful way to the teaching learning process. Furthermore, it was also attainable to determine that the record covers have contributed to reinforce the northeast's stereotype propagated in Brazil.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Português

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Mayara Cristina de França Silva.pdf1,49 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons