Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53194

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARIBÉ, Yuri Jivago Amorim-
dc.contributor.authorBEZERRA, Sarah Beatriz de Andrade-
dc.date.accessioned2023-10-25T13:40:37Z-
dc.date.available2023-10-25T13:40:37Z-
dc.date.issued2023-09-28-
dc.date.submitted2023-10-14-
dc.identifier.citationBEZERRA, Sarah Beatriz de Andrade. Queering the Canon: a Queer Reading of "The Great Gatsby" (1925) by F. Scott Fitzgerald. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Inglês) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53194-
dc.description.abstractThe present article aims at undertaking a reparative reading (Sedgwick, 2002) of the novel The Great Gatsby (1925) by F. Scott Fitzgerald based on the queer theory. The main objective consists in verifying the apparent queerness of the protagonist considering the choice of words in the novel, the time it was placed (1920s) and his relationship with other characters. A textual analysis has been carried out taking into consideration the queer elements of the novel, such as the gay and lesbian signs that corroborate with the queer subtext that appears as a result of Nick Carraway's gay sensibility within the narrative (Tyson, 2015). In this sense, excerpts that readers might interpret as queer-coded have been analysed. The results show that it is possible to identify not only the queer subtext of the novel but also why queer readers might relate to it. What stands out from the analysis is that queer readings might bring new and valid interpretations for the queer literary criticism field and the queer theory studies.pt_BR
dc.format.extent17 p.pt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQueer Theorypt_BR
dc.subjectTextual Analysispt_BR
dc.subjectQueer Readingpt_BR
dc.subjectF. Scott Fitzgeraldpt_BR
dc.subjectAmerican Literaturept_BR
dc.titleQueering the canon: a Queer Reading of "The Great Gatsby" (1925) by F. Scott Fitzgeraldpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7010078704013714pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7155829715636124pt_BR
dc.description.abstractxO presente artigo visa realizar uma leitura reparativa (Sedgwick, 2002) do romance O Grande Gatsby (1925) de F. Scott Fitzgerald baseado na teoria queer. O principal objetivo consiste em verificar a aparente queerness da personagem principal considerando a escolha de palavras no romance, o período que o livro se passava (década de 1920) e a forma como a personagem se relaciona com outras pessoas do livro. Uma análise textual foi executada levando em consideração os elementos queer do romance, assim como os sinais gays e lésbicos que corroboram com o subtexto queer que aparece como um resultado da sensibilidade gay da narrativa de Nick Carraway (Tyson, 2015). Dessa forma, trechos que leitores podem interpretar como queer foram analisados. Os resultados mostram que é possível a identificação de não só o subtexto queer do romance, como também a razão pela qual leitores queer podem associar-se a ele. O que se destaca da análise é que leituras queer podem trazer novas e válidas interpretações para a área da crítica literária queer e para os estudos de teoria queer.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Letraspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Inglêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4654-1529pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC SARAH BEATRIZ DE ANDRADE BEZERRA.pdf
  Item embargado até 2025-10-27
295,34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons