Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53191

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorNAKAYAMA, Gabriela Yoshie-
dc.contributor.authorLIMA, Lucas Pires de-
dc.date.accessioned2023-10-24T22:04:41Z-
dc.date.available2023-10-24T22:04:41Z-
dc.date.issued2023-09-15-
dc.date.submitted2023-10-16-
dc.identifier.citationLIMA, Lucas Pires de. Na ponta do nariz: livro ilustrado tátil direcionado a crianças cegas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53191-
dc.description.abstractEmbora seja parte indivisível do processo educacional brasileiro, poucos são os livros ilustrados acessíveis a crianças cegas no mercado editorial. Para além das dificuldades tecnológicas na produção em larga escala, imagens táteis enfrentam barreiras na sua concepção que muitas vezes comprometem sua inteligibilidade na função representativa para a criança cega. Partindo desse contexto, o presente projeto se propôs a desenvolver e produzir o protótipo de um livro ilustrado tátil original para crianças cegas chamado “Na ponta do nariz”, visando contribuir na construção de um repertório de produções gráficas que fomente a discussão sobre representações táteis. O projeto se guiou pela metodologia do Design Thinking para a construção de um artefato com contribuição direta do público cego, recorrendo a visitas, encontros de leituras e um levantamento bibliográfico norteado pela tese de Romani (2016). Após a produção do artefato, dados levantados através dos testes acerca do entendimento das imagens táteis no contexto narrativo apontam para uma relação da localização do objeto citado no texto e seu entendimento através da imagem.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectLivro tátilpt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectDesign editorialpt_BR
dc.titleNa ponta do nariz: livro ilustrado tátil direcionado a crianças cegaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/4069816647546426pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0772613897364935pt_BR
dc.description.abstractxAlthough being an indivisible part of the Brazilian educational process, few illustrated books accessible to blind children are available in the publishing market. In addition to technological difficulties in large-scale production, tactile images face barriers in their conception that often compromise their intelligibility in the representative function for the blind child. Based on this context, the present project aimed to develop and produce the prototype of an original tactile illustrated book for blind children called “Na ponta do nariz”, aiming to contribute to the construction of a repertoire of graphic productions that foster discussion about tactile representations. The project was guided by the Design Thinking methodology to the construction of an artifact with direct contribution from the blind public, resorting to visits, reading meetings, and a bibliographic survey guided by Romani’s (2016) thesis. After the production of the artifact, data collected through tests about understanding tactile images in the narrative context points to a relationship between the location of the object mentioned in the text and its understanding through the image.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrialpt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DDesign) - Departamento de Designpt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Design – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Lucas Pires de Lima.pdf2,54 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons