Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53164

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMONTEIRO, Estela Maria Leite Meirelles-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Sevy Reis Dias Egydio de-
dc.date.accessioned2023-10-24T14:07:06Z-
dc.date.available2023-10-24T14:07:06Z-
dc.date.issued2023-09-20-
dc.date.submitted2023-10-20-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Sevy Reis Dias Egydio de. Cordelizando sobre assistência a vítima em parada cardiorrespiratória: entrelace cultural imaterial e científico. 2023. Trabalho de Conclusão Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53164-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo descrever o processo de desenvolvimento e validação de cartilha educativa para escolares sobre assistência à vítima em parada cardiorrespiratória utilizando como recurso linguístico a literatura de cordel. Trata-se de um estudo metodológico, caracterizado pela construção e validação de uma cartilha educativa em literatura de cordel sobre assistência à vítima em parada cardiorrespiratória. A metodologia proposta integra cinco etapas: análise e planejamento, modelagem, implementação, validação e distribuição. A seleção dos juízes/especialistas seguiu a amostragem não probabilística por snowball, sendo utilizado o modo de busca por assunto nas bases de dados da Plataforma Lattes do Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Na definição da amostra de adolescentes foi utilizada técnica não probabilística, na qual os participantes foram selecionados por conveniência. Eram escolares do 6º ao 9º ano, regularmente matriculados em escola municipal do Recife-PE, Brasil. A coleta de dados ocorreu nos meses de maio e junho de 2023, após aprovação do estudo pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFPE. A tecnologia educacional constitui uma cartilha educativa, intitulada “A Quase Morte do Vaqueiro”, abordava a temática, sendo composta por 11 folhas, constando ilustrações embasadas em xilogravuras, com um texto em versos com métrica e rima. Os juízes destacaram a relevância do conteúdo abordado na tecnologia para o ensino de adolescentes sobre condutas em primeiros socorros nos casos de parada cardiorrespiratória e contribuíram com sugestões para o aprimoramento da cartilha. Quanto à semântica, a cartilha foi avaliada como de linguagem acessível para o público a que se destina. Ao aliar o ensino de ações técnico-científicas com o uso da linguagem de cordel, confere ludicidade ao conteúdo tratado e viabiliza a valorização do patrimônio cultural imaterial brasileiro.pt_BR
dc.format.extent59p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologia Educacionalpt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectPrimeiros Socorrospt_BR
dc.subjectParada Cardiopulmonarpt_BR
dc.subjectLinguagem de Cordelpt_BR
dc.titleCordelizando sobre assistência a vítima em parada cardiorrespiratória : entrelace cultural imaterial e científicopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3991281846520912pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8814068290329233pt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to describe the process of development and validation of an educational booklet for students on assistance to victims of cardiorespiratory arrest using cordel literature as a linguistic resource. This is a methodological study, characterized by the construction and validation of an educational booklet in cordel literature on assistance to victims of cardiac arrest. The proposed methodology integrates five stages: analysis and planning, modeling, implementation, validation and distribution. The selection of judges/experts followed non probabilistic sampling by snowball, using the search mode by subject in the databases of the Lattes Platform of the Council for Scientific and Technological Development (CNPq). In defining the sample of adolescents, a non-probabilistic technique was used, in which participants were selected by convenience. They were students from the 6th to the 9th grade, regularly enrolled in a municipal school in Recife-PE, Brazil. Data collection took place in May and June 2023, after approval of the study by the UFPE Research Ethics Committee. The educational technology constitutes an educational booklet, entitled "The Almost Death of the Cowboy", addressed the theme, consisting of 11 sheets, with illustrations based on woodcuts, with a text in verses with meter and rhyme. The judges highlighted the relevance of the content addressed in the technology for teaching adolescents about first aid procedures in cases of cardiorespiratory arrest and contributed with suggestions for improving the booklet. As for semantics, the booklet was evaluated as having accessible language for the intended audience. By combining the teaching of technical-scientific actions with the use of cordel language, it provides playfulness to the treated content and enables the appreciation of the Brazilian intangible cultural heritage.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Fisioterapia e Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DENF) - Departamento de Enfermagem pt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Enfermagempt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7962-0610pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Enfermagem

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Sevy Reis Dias Egydio de Oliveira.pdf
  Artículo embargado hasta 2026-10-21
528,97 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons