Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53114

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLEAL, Sérgio Rodrigues-
dc.contributor.authorALBUQUERQUE, Camila Venus Barbachan-
dc.date.accessioned2023-10-20T19:15:13Z-
dc.date.available2023-10-20T19:15:13Z-
dc.date.issued2023-09-29-
dc.date.submitted2023-10-06-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Camila Venus Barbachan. Intercâmbio de ensino médio: discussão acerca das diferenças entre a experiência turística dos programas de intercâmbio privado e do Programa Ganhe o Mundo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53114-
dc.description.abstractEsta pesquisa debruçou-se no estudo do segmento definido pelo Ministério do Turismo (MTUR) como Turismo de Estudos e Intercâmbios, através da análise das diferenças entre a experiência de intercâmbio de alunos que participaram dos programas de intercâmbio de Ensino Médio privado e de alunos que participaram do Programa Ganhe o Mundo (PGM), do Governo do Estado de Pernambuco. Especificamente, o artigo descreve o funcionamento tanto dos programas de intercâmbio de Ensino Médio privados quanto do Programa Ganhe o Mundo, compara o funcionamento dos mesmos e investiga como cada aspecto de divergências entre eles pode influenciar na experiência turística dos intercambistas antes, durante e depois da realização do intercâmbio. O percurso metodológico desta pesquisa desenvolveu-se a partir de uma abordagem qualitativa, na qual foram realizadas pesquisas bibliográficas e documental no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na plataforma Google Acadêmico, com as palavras-chave em português e inglês presentes nos títulos dos subtópicos do Referencial Teórico desta pesquisa. A coleta de dados ocorreu através de entrevistas semiestruturadas com a participação de uma consultora de vendas de uma agência de intercâmbio, uma gestora do Programa Ganhe o Mundo e oito intercambistas que participaram tanto dos programas de intercâmbio de Ensino Médio privado, quanto do PGM. Mediante uma análise de conteúdo construída a partir da categorização com base nos procedimentos metodológicos da autora Bardin, conclui-se que os aspectos de divergência entre os programas citados afetam diretamente a experiência de intercâmbio dos alunos, uma vez que estes aspectos dificultam o processo de adaptação dos intercambistas antes, durante e depois da realização do intercâmbio, podendo dificultar a sua comunicação no idioma local, as suas relações interpessoais com a família e amigos do país visitado, a sua integração com a cultura local e o seu desenvolvimento educacional.pt_BR
dc.format.extent27p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTurismo de Estudos e Intercâmbiospt_BR
dc.subjectExperiência turísticapt_BR
dc.subjectIntercâmbio de estudos de/no Ensino Médiopt_BR
dc.subjectPrograma Ganhe o Mundopt_BR
dc.titleIntercâmbio de ensino médio: discussão acerca das diferenças entre a experiência turística dos programas de intercâmbio privado e do Programa Ganhe o Mundopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9559630444113123pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Hotelaria e Turismo (DHT)pt_BR
dc.degree.graduationCCSA-Curso de Turismopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Turismo



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons