Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53067

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFRANÇA, Tereza Luíza de-
dc.contributor.authorLIMA, Gabriel de Arruda Vieira-
dc.date.accessioned2023-10-18T16:37:40Z-
dc.date.available2023-10-18T16:37:40Z-
dc.date.issued2023-09-26-
dc.date.submitted2023-10-17-
dc.identifier.citationLIMA, Gabriel de Arruda Vieira.Corpo, gestos e movimentos: quem trata da cultura corporal na educação infantil ?. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53067-
dc.description.abstractAs práticas corporais se mostraram presentes em discussões político-educacionais e em documentos norteadores nacionais, estaduais e municipais na Educação Infantil, a um curto período de tempo, se considerarmos as sistematizações do campo de conhecimento em outros ciclos de escolarização. Entretanto, necessitamos avançar para a superação de um viés assistencialista e principalmente desenvolvimentista das expressões corporais neste nível. O presente estudo, parte da limitação histórica dos documentos norteadores da Rede Municipal de Ensino do Recife, a considerar principalmente a atualização em Recife (2021), baseado na BNCC – 2017/2018, na qual limita o conhecimento das práticas corporais a elementos ligados especificamente à coordenação motora das crianças. Para além disso, reafirmamos a necessidade da parceria entre professores(as) de Educação Física e professores(as) Polivalentes para o trato das práticas advindas da cultura corporal, estabelecendo contrapontos com o que estabelece o Ofício Circular n° 122/2015 da Secretaria de Educação do Recife. Este estudo tem por objetivo analisar o sentido e significado do acesso das crianças ao conhecimento da cultura corporal/práticas corporais para a formação cidadã humanizada. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com análise bibliográfica-documental, baseada no método pesquisa-ação e em pressupostos e conceitos-chave da Etnometodologia, na qual o instrumento de coleta utilizado foi a Entrevista Narrativa, tomando como orientação um texto norteador com os pontos chave do estudo. As entrevistas foram realizadas com os seguintes atores sociais: gestão e professores(as) polivalentes do CMEI Nosso Senhor Jesus do Bonfim, e uma professora de Educação Física atuante efetiva da Rede Municipal de Ensino do Recife. Os resultados da pesquisa caracterizaram que em uma realidade concreta, as tematizações (Jogo, Esporte, Dança, Luta e Ginástica) sistematizadas e direcionadas a cultura corporal na Educação Infantil, a partir da parceria entre docente especialista e professor(a) polivalente, potencializaram a formação integral crítico-reflexiva-humanizada das crianças. Assim como, demonstrou a negligência nas formações continuadas da Rede Municipal de Ensino do Recife em tratar temáticas referentes às práticas corporais para o ciclo de escolarização em questão, reverberando na negação ao acesso à sistematização do conhecimento da cultura corporal na Educação Infantil.pt_BR
dc.format.extent89p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectCultura Corporalpt_BR
dc.subjectPráticas Corporaispt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.titleCorpo, gestos e movimentos: quem trata da cultura corporal na educação infantil ?pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coBOULITREAU, Paula Roberta Paschoal-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4611585995063677pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8809406318062867pt_BR
dc.description.abstractxBodily practices were present in political-educational discussions and in national, state and municipal guiding documents in Early Childhood Education, for a short period of time, if we consider the systematizations of the field of knowledge in other schooling cycles. However, we need to move forward to overcome a welfare and mainly developmental bias in bodily expressions at this level. The present study, based on the historical limitation of the guiding documents of the Recife Municipal Education Network, mainly considers the update in Recife (2021), based on the BNCC – 2017/2018, in which it limits the knowledge of bodily practices to elements linked specifically children's motor coordination. Furthermore, we reaffirm the need for a partnership between Physical Education teachers and Polyvalent teachers to deal with practices arising from body culture, establishing counterpoints with what establishes Circular Letter No. 122/2015 of the Secretariat of Recife Education. This study aims to analyze the meaning and meaning of children's access to knowledge of body culture/body practices for humanized citizenship training. This is a qualitative research with bibliographic-documentary analysis, based on the action research method and key assumptions and concepts of Ethnomethodology, in which the collection instrument used was the Narrative Interview, taking as guidance a guiding text with the points key to the study. The interviews were carried out with the following social actors: management and multipurpose teachers from CMEI Nosso Senhor Jesus do Bonfim, and a Physical Education teacher currently working at the Recife Municipal Education Network. The research results characterized that in a concrete reality, the themes (Game, Sport, Dance, Fight and Gymnastics) systematized and directed to body culture in Early Childhood Education, based on the partnership between specialist teacher and multipurpose teacher, enhanced the integral critical-reflective-humanized training of children. Likewise, it demonstrated the negligence in the ongoing training of the Recife Municipal Education Network in dealing with themes relating to body practices for the schooling cycle in question, reverberating in the denial of access to the systematization of knowledge of body culture in Early Childhood Education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4827440860773718pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - GABRIEL DE ARRUDA VIEIRA LIMA.pdf2024-10-185,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons