Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53049
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MORAES, Andréa Silva | - |
dc.contributor.author | SILVA, Mayra Claudia Estevão da | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-18T14:11:15Z | - |
dc.date.available | 2023-10-18T14:11:15Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-28 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-17 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Mayra Claudia Estevão da. “Segue o fio”: as produções de threads narrativas no ensino de Língua Portuguesa. 2023. 34 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras-Português, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53049 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo analisar e propor de que modo as threads narrativas podem contribuir para o ensino de Língua Portuguesa. Com base nas contribuições e algumas abordagens teóricas, como a Linguística Textual e Análise do Discurso Digital, refletimos a importância do uso de recursos tecnológicos e textos digitais no ensino, especificamente, as threads de Twitter. A partir de tais reflexões, fizemos o recorte temático por meio de uma notícia-base envolvendo o assunto de infidelidade conjugal e, realizamos a análise de uma thread de cunho narrativo sobre a temática citada. Por meio da análise dos dados e das reflexões realizadas, percebemos o uso potencial das threads e, com base nisso, lançamos algumas propostas didáticas envolvendo o uso de threads no ensino de Língua Portuguesa, a fim de contribuir, pedagogicamente, na relação ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | pt_BR | |
dc.subject | Threads | pt_BR |
dc.subject | Texto digital | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.title | “Segue o fio”: as produções de threads narrativas no ensino de língua portuguesa | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6068772697906083 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3410231557148912 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work aims to analyze and propose how narrative threads can contribute to the teaching of Portuguese Language. Based on the contributions and some theoretical approaches, such as Textual Linguistics and Digital Discourse Analysis, we reflect on the importance of using technological resources and digital texts in teaching, specifically, Twitter threads. Based on these reflections, we made a thematic cut through a base news item involving the subject of marital infidelity and analyzed a narrative thread on the theme mentioned. Through data analysis and reflections, we realized the potential use of threads and, based on this, we launched some didactic proposals involving the use of threads in teaching Portuguese, in order to contribute, pedagogically, to the teaching-learning relationship. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Letras - Português |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- Mayra Claudia Estevao da Silva.pdf | 903,89 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons