Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53025

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBARRETO FILHO, Ricardo Rios-
dc.contributor.authorSILVA, Larissa Carla Alves da-
dc.date.accessioned2023-10-17T19:04:18Z-
dc.date.available2023-10-17T19:04:18Z-
dc.date.issued2023-09-27-
dc.date.submitted2023-10-14-
dc.identifier.citationSILVA, Larissa Carla Alves da. (Im)politeness content in public schools of Pernambuco: a textbook analysis. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Inglês) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53025-
dc.description.abstractThis article aims to examine to what extent the textbook Time to share - 7º ano (2018) addresses (im)politeness. For that purpose, it takes into consideration the guidelines regarding learner’s pragmatic competence as defined by the Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018). In particular, the ability EF07LI01 which highlights the importance of conflict resolution in oral interactions for learners from Ensino Fundamental. Besides, the corpus analysed is part of a collection approved by the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) of 2020. In this sense, it seeks to verify how the activities in the textbook attempt to raise the learner's pragmatic knowledge in dealing with the phenomenon of (im)politeness. Therefore, the theoretical framework adopted in this study is based on the concept of (im)politeness as presented by Culpeper, Haugh, and Kádár (2017). It also presents the role of the textbook in the teaching process based on the ideas of Huang (2019), Richards (1993), Wells and Moon (2019). The corpus analysed consists of the 8 units and 6 sections of the textbook along with a sample activity. Lastly, the findings have shown that the textbook was not able to achieve the goals related to the BNCC as established in the syllabus, even though it already shows an effort to approach (im)politeness within the classroom. Overall, the results illustrate that the chosen ability was not successfully approached even when addressed.pt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subject(Im)politenesspt_BR
dc.subjectPragmaticspt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectAbilitypt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subject(Im)polidezpt_BR
dc.subjectPragmáticapt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.title(Im)politeness content in public schools of Pernambuco: a textbook analysispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9282740117408171pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0536886147259019pt_BR
dc.description.abstractxEste artigo tem como objetivo examinar até que ponto o livro didático Time to share - 7º ano aborda o tópico de (im)polidez. Para isso, é levado em consideração as diretrizes relacionadas ao desenvolvimento da competência pragmática dos alunos como estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018). Sobretudo, a habilidade EF07LI01, a qual destaca a importância da resolução de conflitos em interações orais para os alunos do Ensino Fundamental. Ademais, o corpus analisado é parte de uma coleção aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2020. Desta forma, é procurado examinar como as atividades do livro pretendem melhorar o conhecimento pragmático dos estudantes ao lidar com o fenômeno da (im)polidez. Portanto, a fundamentação teórica deste estudo é baseada no conceito de (im)polidez como apresentado em Culpeper, Haugh e Kádár (2017). Ela também apresenta o papel dos livros didáticos baseado nas ideias de Huang (2019), Richards (1993), Wells e Moon (2019). O corpus analisado é constituído das 8 unidades e 6 seções do livro, juntamente com uma amostra de atividade. Por fim, os resultados encontrados demonstram que o material analisado não conseguiu completamente atingir os objetivos relacionados a BNCC como estabelecido em seu currículo, apesar de já ter mostrado um esforço em abordar a (im)polidez dentro de sala de aula. Assim, a análise ilustra que mesmo quando abordado, a habilidade e os conceitos investigados não foram devidamente trabalhados.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Inglêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Inglês

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Larissa Carla Alves da Silva.pdf239,15 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons