Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53009

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Felipe Augusto-
dc.contributor.authorSilva, Evellyn Ricardo da-
dc.date.accessioned2023-10-17T14:08:16Z-
dc.date.available2023-10-17T14:08:16Z-
dc.date.issued2023-07-06-
dc.date.submitted2023-10-03-
dc.identifier.citationSilva. Evellyn Ricardo da. Morgana, Zellandine e Talia: representações femininas da submissão e vilania na literatura medieval e moderna. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso em História – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53009-
dc.description.abstractEste trabalho analisou as narrativas literárias das sociedades medieval e moderna, a partir da sua tentativa de representar o comportamento feminino por pontos de vista duais: a mulher submissa e a mulher essencialmente má. Desse modo, construímos a discussão através da comparação entre três obras. No que se refere aos contos alusivos à história moderna A Bela Adormecida, utilizamos o romance “Troylus e Zellandine”, pertencente à obra Perceforest: The Prehistory of King’s Arthur Britain (1340-1344), de autoria anônima, e o conto “Sol, Lua e Talia”, situado no Il Pentamerone: Lo Cunto de Li Cunti (1632-1634), do napolitano Giambattista Basile (1566-1632), considerado uma das primeiras coleções integrais, inteiramente dedicadas aos contos de fadas, que apareceram na Europa. No que tange à personagem Morgana, analisamos o romance Le Mort D’Arthur (1485), do inglês Thomas Malory (1405-1471). O problema proposto a partir das fontes foi: de que modo a representação do gênero feminino na tradição literária medieval e moderna pode ter sido construída como um mecanismo capaz de reforçar comportamentos desejados pelos homens?pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectMedievopt_BR
dc.subjectModernidadept_BR
dc.titleMorgana, Zellandine e Talia: representações femininas da submissão e vilania na literatura medieval e modernapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9203423158151420pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5461158925668835pt_BR
dc.description.abstractxThis research analyzed the literary narratives of medieval and modern societies, focusing on their attempt to represent female behavior through dual perspectives: the submissive woman and the inherently evil woman. In this way, we constructed the discussion by comparing three sources. Regarding the tales related to modern history, we used the novel “Troylus and Zellandine” from the work Perceforest: The Prehistory of King's Arthur Britain (1340-1344) by an anonymous author, and the tale “Sun, Moon, and Talia” from Il Pentamerone: Lo Cunto de Li Cunti (1632-1634) by the Neapolitan Giambattista Basile (1566-1632), considered one of the first collections entirely dedicated to fairy tales that appeared in Europe. As for the character Morgan, we analyzed the novel Le Morte d’Arthur (1485) by the English author Thomas Malory (1405-1471). The problem proposed was: how was the representation of the female gender in medieval and modern literary tradition constructed as a mechanism capable of reinforcing behaviors desired by men?pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Históriapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DH) - Departamento de Históriapt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Históriapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - História (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Evellyn Ricardo da Silva.pdf498,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons