Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52879
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO, Tassiana Fernanda Genzini de | - |
dc.contributor.author | BARBOSA, Harllyson Sthênyo Bezerra | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-11T13:40:12Z | - |
dc.date.available | 2023-10-11T13:40:12Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-02 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-10 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Harllyson Sthênyo Bezerra. Uma análise das percepções dos licenciandos em física do CAA em relação à física do ensino médio. 2023. 42 f. TCC (Graduação) - Curso de Física - Licenciatura, NFD - Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52879 | - |
dc.description.abstract | Neste trabalho apresentamos uma análise quanto às percepções dos alunos do curso de Licenciatura em Física do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco em relação à física que presenciaram do Ensino Médio, abordando estas reflexões com base nas concepções dos autores Lev Vygotsky, John Dewey e Paulo Freire. A abordagem foi feita utilizando um questionário que foi distribuído no primeiro e segundo período do curso de graduação, contendo sete perguntas abertas e doze afirmações fechadas no modelo da escala Likert, que pretendiam caracterizar e identificar um perfil das práticas docentes vivenciadas pelos participantes durante as aulas de física no Ensino Médio. Partindo destes dados, percebemos como as teorias dos autores se mostram valiosas para embasar reflexões críticas, nos ajudando a entender como as influências acontecem no âmbito escolar e como elas podem reverberar nos discentes na escolha e ao longo de sua formação acadêmica, tendo em vista as diversas peculiaridades e tentando encontrar padrões comuns entre os participantes. | pt_BR |
dc.format.extent | 42p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Física no ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em física | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.title | Uma análise das percepções dos licenciandos em física do CAA em relação à física do ensino médio | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6530322206688430 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In this work we present an analysis of the perceptions of students on the Physics Degree course at the Centro Acadêmico do Agreste of the Federal University of Pernambuco in relation to the physics they witnessed in high school, approaching these reflections based on the conceptions of the authors Lev Vygotsky, John Dewey and Paulo Freire. The approach was carried out using a questionnaire that was distributed in the first and second period of the undergraduate course, containing seven open questions and twelve closed statements using the Likert scale model, which aimed to characterize and identify a profile of teaching practices experienced by participants during classes. physics in high school. Based on these data, we realize how the authors' theories prove to be valuable to support critical reflections, helping us to understand how influences occur in the school environment and how they can reverberate in students when choosing and throughout their academic training, taking into account the different peculiarities and trying to find common patterns among the participants. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | (CAA - NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | CAA - Curso de Física - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Harllyson Sthênyo Bezerra Barbosa.pdf | 601,95 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons