Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52849

Compartilhe esta página

Título: Depressão e ansiedade e suas relações com as ocupação no mercado de trabalho: uma análise a partir do suplemento saúde da PNAD 2008
Autor(es): FRANÇA, Thiago Henrique Barbosa de
Palavras-chave: Economia da Saúde; Saúde Mental; Depressão; Ansiedade; Ocupações; Mercado de Trabalho
Data do documento: 5-Out-2023
Citação: FRANÇA, Thiago Henrique Barbosa de. Depressão e ansiedade e suas relações com as ocupação no mercado de trabalho: uma análise a partir do suplemento saúde da PNAD 2008. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O objetivo deste trabalho é examinar como depressão e ansiedade se relacionam com as ocupações e suas características no mercado de trabalho Para isso, foram utilizados dados do suplemento saúde da PNAD 2008 (Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio). A variável depressão, que determina a relação entre as ocupações e a probabilidade do indivíduo apresentar o diagnóstico da doença, foi definida de acordo com o diagnóstico de depressão do suplemento de saúde da PNAD 2008, enquanto que para a variável ansiedade, utilizamos o status do indivíduo ser ou não fumante, definido de acordo com o suplemento especial de tabagismo na PNAD 2008, como uma proxy. Para estimar essas relações, o modelo de regressão logística foi utilizado para medir como as ocupações se correlacionam com depressão e ansiedade, controlando por fatores socioeconômicos e demográficos. Os resultados sugerem que, em relação a ocupação de referência (Manuais Não Qualificados), as ocupações de Não Manual de Rotina, Manual Qualificado e Professores (Fundamental e Médio) estão associadas a uma menor razão de chances de apresentar o diagnóstico de depressão. As ocupações Técnicos de Nível Médio, Médicos e Outros Profissionais do Ensino estão associadas a uma menor chance de ser fumante, enquanto que a ocupação Manual Qualificado apresentou 19% a mais de chance dos indivíduos serem fumantes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52849
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - VERSÃO FINAL - THIAGO H. B. FRANÇA.pdf585,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons