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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52823

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Nara Oliveira de Lima-
dc.contributor.authorSILVA, Letícia Viegas Gomes da-
dc.date.accessioned2023-10-10T17:50:46Z-
dc.date.available2023-10-10T17:50:46Z-
dc.date.issued2018-12-10-
dc.date.submitted2023-10-10-
dc.identifier.citationSILVA, Letícia Viegas Gomes da. Traços que distinguem: uma análise sobre as coleções infantis com distinção de gênero e agênero. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Design - Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52823-
dc.description.abstractNesta proposta foi feita uma pesquisa de referências visuais ao analisar coleções agênero e com distinção de gênero, tivemos como foco apontar as características imagéticas e visuais presentes no mercado de moda infantil “generificado” que ainda sustentam o discurso de papéis de gênero e apontar o que traz a neutralidade, feminilidade ou masculinidade nas peças de roupa. Para isso foram coletadas imagens das coleções de dez marcas (cinco agênero e cinco com distinção de gênero), elas foram fichadas e analisadas a partir da adaptação dos tópicos para construção de uma coleção descriminadas por Sanches (2016) em seu artigo “Bases para o ensino/aprendizagem de projeto no design de moda”. A investigação foi realizada considerando-se três pontos: a) Fundamentação Teórica – onde foi explanado um pouco da história do design e da moda, o conceito de gênero e os efeitos da publicidade sobre o público infantil e adulto; b) fichamento das coleções – para facilitar a análise posterior e c) análise das coleções – baseada na metodologia de Sanches (2016) adaptada. Ao final, a abordagem nos ofereceu como resultado os pontos determinantes de cada tipo de coleção. Como desfecho foi percebido que algumas características de distinção determinadas desde o século XIX ainda permanecem nos dias atuais em acabamentos (babados, peças mais ajustadas ao corpo), cores (variações de rosa para meninas e azul para meninos) e pictogramas (mais delicados para meninas se comparados com os meninos). Já nas coleções agênero foi percebido um grau estilístico maior nas peças, cores mais neutras e estampas mais abstratas. O estudo visa compreender as características imagéticas aplicadas nos três tipos de coleções para criar, em um estudo futuro, uma coleção mais criativa e dinâmica que atinja ao consumidor de fast-fashion de uma forma acessível.pt_BR
dc.format.extent94p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectRoupas infantispt_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectConsumo (Economia)pt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.titleTraços que distinguem: uma análise sobre as coleções infantis com distinção de gênero e agênero.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0712487547348488pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0176910204112664pt_BR
dc.description.abstractxIn this proposal was made a research about visual references when analyzing agender and gendered colections to point the imagery and visual features present on the gendered child’s market that still support the discourse of gender roles and indicate what brings neutrality, feminility and masculinity to the clothes. For this we collected images of collections from ten brands (five agender and five gendered), they were signed and analised based on the adaptation of the topics to construct a collection created by Sanches (2016) in her article “Basis for project teaching/learning in fashion design: connecting didactic directions and methodological strategies”. The investigation was realized considering three points: a) Theoretical foundation – were was explained a little about the history of design and fashion, the concept of gender and the effect of advertising on children and adults; b) registration of the collections – to facilitate further analysis and c) collections analysis – based on Sanches (2016) methodology adapted. In the end, the approach provided us as a result the determining characteristics of each kind of collection. As an outcome, was perceived that some particularities of distinction determined since the XIX centure still remain in the present in the finishes (ruffles, clothes more fitted in the body), colors (variations of pink to girls and blue to boys) and pictograms (more delicate to girls if compared with the boys). In the agendered collections was perceive a greater stylistic degree in the clothes, neutral colors and abstract patterns. The study intends to comprehend the imagery characteristic applied in the three types of collections, to create, in a future development, a collection more creative and dynamic that embrace the fast fashion consumer in an accessible way.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrialpt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

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