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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52734

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Título: Método dos volumes finitos na modelagem e simulação de problemas poromecânicos em reservatórios de petróleo
Autor(es): CAVALCANTE, Danilo Magalhães de Souza
Palavras-chave: Acoplamento geomecânico; Fluxo bifásico; Feomecânica; método dos volumes finitos
Data do documento: 26-Set-2023
Citação: CAVALCANTE, Danilo Magalhães de Souza. Método dos volumes finitos na modelagem e simulação de problemas poromecânicos em reservatórios de petróleo. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Mecânica) – Departamento de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Reservatórios de petróleo são sistemas complexos, onde diversos fenômenos físicos ocorrem simultaneamente, podendo envolver aspectos térmicos, hídricos, mecânicos e químicos. Com o intuito de representá-los com mais acurácia, faz-se necessário o desenvolvimento de técnicas de modelagem que consigam representar estes quatro fenômenos. No presente trabalho, consideraremos os dois fenômenos físicos: Escoamento e Geomecânica. Este trabalho estudará o coplamento geomecânico para meios porosos considerando escoamento bifásico, efeitos de compressibilidade da rocha e efeitos de compressibilidade leve do fluido. Essas considerações são fundamentais na representação dos fenômenos poromecânicos. Diferente da maioria dos trabalhos da literatura, aqui utiliza-se uma metodologia do método dos volumes finitos baseado no cálculo dos fluxos por múltiplos pontos que utiliza os pontos harmônicos MPFAH (Multipoint Flux Aproximation type H), que é não convencional e foi desenvolvido pelo grupo de pesquisa PADMEC (Processamento de Alto Desempenho na Mecânica Computacional) para simular tanto o escoamento do fluido quanto a deformação da rocha. As soluções numéricas para o modelo matemático são verificadas por meio de problemas de Benchmark.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52734
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Mecânica

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