Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52724

Share on

Title: CUIDADO INTEGRAL À COMUNIDADE LGBT: ATRAVÉS DO JOGO TRAJETÓRIAS ASSISTENCIAIS
Authors: SILVA, Susane Lindinalva da
Keywords: Políticas Públicas; Integralidade; Homossexualidade; Jogos
Issue Date: 19-Jun-2017
Citation: .
Abstract: Objetivo: Compreender a partir da análise das trajetórias assistenciais dos usuários LGBT, a forma como estão configurados os cuidados e a atenção integral em saúde da comunidade LGBT. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa realizada com três sujeitos LGBT usuários do Sistema Único de Saúde no município de Vitória de Santo Antão-Pernambuco. Como instrumento facilitador, utilizou-se a estratégia de um jogo denominado “Trajetórias Assistenciais”. Os dados foram organizados segundo Bardin e analisados sob a perspectiva da análise de conteúdo. Resultados: Participaram do estudo dois homens: um gay e um bissexual, e uma lésbica. Ao realizar a pergunta norteadora sobre onde estes usuários recebiam cuidados, foram identificadas quatro categorias temáticas: O itinerário em busca da atenção integral: os “nós” críticos da Rede de Atenção à Saúde; Contradições do acolhimento e cuidado integral à saúde: tensões, estigmas e preconceitos; e a perspectiva do usuário e necessidade de afirm[ação] da PNSI-LGBT, e uma categoria pela contribuição do estudo: Construindo o cuidado Integral partindo de novos caminhos dentro do SUS. Conclusões: As lacunas ditas pelos usuários LGBT no recebimento de cuidados em saúde foram: de não receberem cuidados de acordo com suas necessidades na UBS; de sofrerem preconceitos e terem tratamento diferenciado nos serviços de saúde.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52724
Appears in Collections:(CAV) TCC - Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
susane.pdf859,34 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons