Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52585

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPETERS, Gabriel Moura-
dc.contributor.authorFARIAS, Daniel Costa-
dc.date.accessioned2023-10-03T14:54:49Z-
dc.date.available2023-10-03T14:54:49Z-
dc.date.issued2023-06-19-
dc.identifier.citationFARIAS, Daniel Costa. Processos de civilização e sofrimento: uma interpretação do pensamento de Norbert Elias. 2023. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52585-
dc.description.abstractEsta pesquisa teórica buscou analisar a relação entre sofrimento e os processos sociogenéticos de individualização, nos trabalhos de Norbert Elias. Com isso, investigamos a natureza do sofrimento na obra do sociólogo com o intuito de estabelecer as deficiências e qualidades da sua explicação sociológica sobre essa temática. Na primeira parte, demonstro as principais ideias, noções e conceitos como interligadas à sua teoria dos processos civilizadores. Nesse sentido, procuramos conectar a sua principal teoria, a interiorização dos controles sociais e o autocontrole das emoções, com as mudanças provocadas pela composição e pacificação do Estado, com seus outros estudos, mostrando que esse é o fio norte do trabalho do sociólogo. Na segunda parte, dividida em dois capítulos, procuramos mostrar a noção de sofrimento por meio de sua teoria sociológica. Assim, descrevemos e analisamos as principais formas de sofrimento que aparecem no decorrer da obra de Elias. Debatemos as principais características das dores e misérias humanas, sua gênese e como se apresentam durante a história. Nessa etapa, qualificamos a noção de sofrimento como relevante em sua obra. Por fim, na última parte do trabalho, relacionamos os principais conceitos de Elias, como sociogênese e individualização, com a ideia de sofrimento, determinando as contribuições e deficiências da explicação sociológica eliasiana. Nesse ponto, os principais aspectos da sua tese são questionados. Para Elias, o sofrimento é processual, relacional e socio-histórico. Assim, nas sociedades modernas, os processos de individualização alteram as configurações onde o sofrimento está inserido. Ou seja, conforme avançam os processos de individualização aumenta a sensibilidade para as dores e misérias. Refletimos acerca da análise do autor no que diz respeito à correlação entre estruturas sociais e estruturas de personalidade. Por conseguinte, a sua explicação da formação deficitária do habitus social como causa de sofrimentos também é averiguada, pelo fato ser pouco falseável. Concluímos essa tese afirmando que, mesmo com a originalidade e contribuição de sua proposta e perspectiva socio-histórica para a sociologia, e ao renovar o paradigma freudiano do mal-estar na civilização, a análise eliasiana apresenta deficiências principalmente no que diz respeito ao seu caráter explicativo dos processos sociais que geram sofrimento.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectElias, Norbert, 1897-1990pt_BR
dc.subjectSofrimentopt_BR
dc.subjectIndividualizaçãopt_BR
dc.subjectProcesso civilizadorpt_BR
dc.titleProcessos de civilização e sofrimento : uma interpretação do pensamento de Norbert Eliaspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4705016886890907pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1309727421275736pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Sociologiapt_BR
dc.description.abstractxThis theoretical research sought to analyze the relationship between suffering and the sociogenetic processes of individualization, in the works of Norbert Elias. With this, we investigate the nature of suffering in the sociologist's work in order to establish the deficiencies and qualities of his sociological explanation on this theme. In the first part, I demonstrate the main ideas, notions and concepts as interconnected to their theory of civilizing processes. In this sense, we seek to connect its main theory, the internalization of social controls and the self -control of emotions, with the changes caused by the composition and pacification of the state, with its other studies, showing that this is the northern wire of the sociologist's work. In the second part, divided into two chapters, we sought to show the notion of suffering through his sociological theory. Thus, we describe and analyze the main forms of suffering that appear throughout Elijah's work. We debated the main characteristics of human pain and miseries, their genesis and how they present themselves during history. At this stage, we qualify the notion of suffering as relevant in his work. Finally, in the last part of the work, we relate Elijah's main concepts, such as sociogenesis and individualization, with the idea of suffering, determining the contributions and deficiencies of the Eliasian sociological explanation. At this point, the main aspects of your thesis are questioned. For Elijah, suffering is procedural, relational and socio-historical. Thus, in modern societies, individualization processes change the configurations where suffering is inserted. That is, as the individualization processes advance the sensitivity to pain and miseries. We reflect on the author's analysis regarding the correlation between social structures and personality structures. Therefore, its explanation of the deficient formation of social habitus as a cause of suffering is also investigated, because it is poorly falseable. We conclude this thesis by stating that, even with the originality and contribution of its proposal and socio-historical perspective to sociology, and by renewing the Freudian paradigm of malaise in civilization, Eliasian analysis presents deficiencies especially with regard to its character explanatory of social processes that generate suffering.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Sociologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Daniel Costa Farias.pdf2,32 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons