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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGONZÁLEZ DEL FOYO, Pedro Manuel-
dc.contributor.authorTAVARES, Renata Tenório-
dc.date.accessioned2023-10-02T15:47:14Z-
dc.date.available2023-10-02T15:47:14Z-
dc.date.issued2022-02-08-
dc.date.submitted2023-09-27-
dc.identifier.citationTAVARES, Renata Tenório. Projeto e fabricação de bancada para medição de tração de grupos motopropulsores de pequeno porte. 2023. 81 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52557-
dc.description.abstractRecentemente, a tecnologia dos VANTs (Veículo Aéreo Não-Tripulado) vem recebendo grande atenção da indústria e da academia devido ao grande número de potenciais aplicações como entregas de encomendas, monitoramento de segurança de grandes regiões, sensoriamento remoto para captação de dados geológicos, entre outros. Contudo, para que esses serviços sejam entregues com qualidade e segurança, é necessário o desenvolvimento de sistemas de controle estáveis e confiáveis para VANTs. Uma vez que o controle de drones é realizado a partir da modulação de sua propulsão, é imprescindível estabelecer inicialmente uma correlação confiável entre o comando enviado para os motores elétricos e as forças de tração entregues por cada grupo motopropulsor (conjunto motor e hélice). O presente trabalho aborda o projeto e execução de uma bancada para realizar a medição de tração de motores elétricos de pequeno porte (até 1kgf de empuxo) com diferentes hélices (até 11 polegadas) e relacioná-la com o comando enviado ao motor através da velocidade de rotação da hélice. Para isso, foi desenvolvida uma plataforma integrada com uma célula de carga para capturar o empuxo gerado pelo motor e um emissor/receptor de raio laser para medição da velocidade da hélice. Após sua construção, dois motores elétricos com as mesmas especificações dos utilizados por Dias (2021) foram ensaiados e suas curvas de comando-empuxo, velocidade-empuxo, comando-velocidade foram obtidas. Em seguida, foram obtidos os valores de corrente elétrica consumida para avaliar as curvas de corrente consumida e empuxo gerado estimadas por Dias (2021), evidenciando que a hipótese de linearidade entre pode ser adequada nesse caso.pt_BR
dc.format.extent81p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBancadapt_BR
dc.subjectTraçãopt_BR
dc.subjectMotorpt_BR
dc.subjectDronept_BR
dc.subjectArduinopt_BR
dc.titleProjeto e fabricação de bancada para medição de tração de grupos motopropulsores de pequeno portept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9051753497221287pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7031728430006995pt_BR
dc.description.abstractxRecently, UAV (Unmanned Aerial Vehicles) technology is receving a great attention from industry and academy due to the large number of potential applications, such as payload delivery, large areas surveillance, geological data acquisition through remote sensing, and others. However, the development of stable and reliable control systems to UAVs is necessary in order to ensure that these services will be delivered with quality and safety. Since the UAV control is made by the modulation of its propulsion, it is essential to stablish in first place a realiable correlation between the signal sent to the electric motors and the thrust forces generated by each set of motor and porpeller. This work presents the design and execution of a experimental bench to measure the thrust of small electric motors (up to 1kgf) with different propellers (up to 11 inches) and relate it to the signal sent to the motor through the propeller rotation speed. An integrated platform with a load cell to measure thrust and a laser beam emitter/receiver to calculate the propeller rotation speed was developed. Once the bench was built, two electric motors with the same characteristics of the ones used by (DIAS, 2021) were tested and its curves were plotted. Following, the values of consumed electric current were obtained to evaluate the curve of consumed electric current and generated thrust estimated by Dias (2021), bringing up the validity of the linearity assumption in this case.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica pt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia Mecânica

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