Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52549
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SOUZA, Maria Amélia de | - |
dc.contributor.author | FONSECA, Marianni Roberta de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-02T13:35:05Z | - |
dc.date.available | 2023-10-02T13:35:05Z | - |
dc.date.issued | 2017-06-08 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-02 | - |
dc.identifier.citation | . | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52549 | - |
dc.description.abstract | Objetivo: Avaliar o neurodesenvolvimento infantil, utilizando como ferramenta o brinquedo. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, realizado no ano de 2017 com 21 crianças de idade entre 0 a 14 anos, que apresentam diagnóstico de Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor (ADNPM). Os instrumentos utilizados foram uma ficha de Avaliação Infantil de Anamnese Geral, em seguida de um formulário de Avaliação Geral do Neurodesenvolvimento Infantil e um formulário de Dados sociodemográficos. Resultados: Verificou-se que a maior parte da amostra não frequentava escola/creche (76,2%), estava incluso em programas sociais (81,0%), no qual a maior parte era o BPC (57,1%). Além dos pais/responsáveis possuírem baixa escolaridade (42,9%). Dado exposto mostrou que o diagnóstico principal da amostra foi Microcefalia (42,9%). E por fim, a partir da Avaliação Geral do Neurodesenvolvimento avaliou-se que a idade que apresentou nível insatisfatório foi até os 18 meses (63,6%). Conclusão: A produção de conhecimento acerca do neurodesenvolvimento infantil utilizando a brincadeira é importante e se faz necessária para que as pessoas que estão diretamente em contato com as crianças (pais, professores, e outros profissionais envolvidos) estimulem mais esse comportamento, bem como propiciem um ambiente em que o brincar ocorra de forma mais enriquecedora. | pt_BR |
dc.format.extent | 18 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Desenvolvimento Infantil | pt_BR |
dc.subject | Deficiências do Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem Pediátrica | pt_BR |
dc.subject | Transtornos do Neurodesenvolvimento | pt_BR |
dc.title | O USO DO BRINQUEDO COMO INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DO NEURODESENVOLVIMENTO INFANTIL | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | CV: http://lattes.cnpq.br/7500692778673438 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NE) - Núcleo de Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Enfermagem |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
marianni.pdf | 478,4 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons