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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52469

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLUNA, Fábio Caparica de-
dc.contributor.authorMAHON NETO, José Samarcos-
dc.date.accessioned2023-09-27T19:33:28Z-
dc.date.available2023-09-27T19:33:28Z-
dc.date.issued2023-05-11-
dc.date.submitted2023-06-14-
dc.identifier.citationMAHON NETO, José Samarcos. Porque as pessoas pararam de utilizar arcade? 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52469-
dc.description.abstractOs arcades foram, para muitos, o seu primeiro contato com jogos eletrônicos. Mais democráticos que os videogames domésticos devido ao baixo custo para o usuário e comportando tecnologia mais avançada, o arcade explodiu em popularidade até meados dos anos 90. Porém, houve um claro declínio em seu interesse a partir do início do século XX, período que coincide com mudanças em hábitos de consumo e popularização de novas tecnologias no mercado de videogames domésticos. O que antes era uma indústria que movia US $38 bilhões por ano, hoje não consegue ter relevância frente às demais. Este trabalho busca resgatar experiências e discuti-las frente aos fatos que desencadearam paralelamente para entender os motivos que levaram os usuários de arcade a deixar de frequentá-los. Para tal foram realizadas entrevistas semiestruturadas com um grupo de pessoas que frequentavam arcades na década de 70, 80 e 90. Estas entrevistas revelaram fatos tais como a importância do aspecto social e a empolgação do grupo com os aspectos técnicos das máquinas, mas também revelou o desinteresse quando a tecnologia dos jogos domésticos e seu design inovador alcançaram o arcade. Os dados destas entrevistas foram então contrapostos com fatos relacionados para melhor entendê- los e discuti-los. Este trabalho entende, portanto, que existem certos aspectos do arcade que são lembrados com um forte sentimento de nostalgia e que isso deve ser explorado em novos produtos e serviços.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArcadept_BR
dc.subjectVideogamept_BR
dc.subjectIndústriapt_BR
dc.subjectPopularidadept_BR
dc.titlePorque as pessoas pararam de utilizar arcade?pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9670423228264102pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outros::Desenho de Projetospt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

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