Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52423

Compartilhe esta página

Título: AVALIAÇÃO DO RISCO PARA TRANSTORNOS ALIMENTARES E INSATISFAÇÃO COM A IMAGEM CORPORAL NAS PRÁTICAS DO BULLYING EM ADOLESCENTES
Autor(es): SANTOS, Alisson Vinícius dos
Palavras-chave: Adolescentes; Bullying; Imagem corporal e transtornos da alimentação e da ingestão de alimentos
Data do documento: 18-Jul-2017
Citação: .
Abstract: Objetivos: Identificar a associação dos riscos para transtornos alimentares (TA) e insatisfação com a imagem corporal na prática do bullying em adolescentes. Métodos: O estudo foi desenvolvido em uma cidade do interior de Pernambuco, com 144 adolescentes, de 14 a 19 anos, estudantes de escola pública. Foram utilizados os instrumentos Eating Attitudes Test - EAT-26; Bulimic Investigatory Test of Edinburgh – BITE; Body Shape Questionay - BSQ e questionário sobre bullying, em sua versão para adolescente. Para a análise estatística, foi utilizado o programa Statistical Package for the Social Sciences, versão 21.0. Resultados: Segundo o EAT-26, não houve uma correlação entre bullying ativo (vítima e ou agressor) com o risco para TA (p>0,136) e a insatisfação com a imagem corporal (p>0,896). Os adolescentes que tiveram contato com o bullying ativo apresentaram correlação positiva com sintomas de bulimia nervosa (BN) (p<0,039) e com a gravidade de sintomas (p<0,006), de acordo com escala BITE. Conclusão: Podemos concluir que não houve uma correlação positiva entre a ocorrência de bullying e insatisfação com a imagem corporal, já em relação a sintomas de BN, houve uma correlação positiva. Faz-se necessário o desenvolvimento de estratégias que reduza o bullying nas escolas e contribua para prevenção dos TA.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52423
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Alisson Enfermagem UFPE 2017.2.pdf1,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons