Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52324

Compartilhe esta página

Título: Abordagem molecular na caracterização de isolados clínicos de Candida spp. e perfil de susceptibilidade antifúngica.
Autor(es): ARRUDA, Saulo Vinícius de Albuquerque
Palavras-chave: Candida sp.; Taxonomia molecular; Derivados Tiofenos; Atividade Antifùngica; Resistência Antifúngica
Data do documento: 29-Ago-2023
Citação: ARRUDA, Saulo. Abordagem molecular na caracterização de isolados clínicos de Candida spp. e perfil de susceptibilidade antifúngica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Atualmente, as infecções fúngicas invasivas causadas pelo gênero Candida têm contribuído de forma considerável para o aumento dos índices de morbidade e mortalidade. Dentre essas infecções, a candidemia tem ocupado lugar de destaque, principalmente em pacientes críticos, com maior incidência em um contexto mundial, da espécie C. albicans, seguida de C. tropicalis. Este cenário pode estar relacionado com a baixa sensibilidade das técnicas tradicionais de diagnóstico e tratamento ineficaz e tardio, resultando assim, na impotência da terapia antifúngica. Sendo assim, em busca de repercutir uma identificação precoce e melhor prognóstico dos pacientes, o presente trabalho teve como objetivo caracterizar taxonomicamente os isolados clínicos de Candida sp. de forma precisa e precoce, utilizando-se de bases moleculares para a identificação das espécies responsáveis por infecções sistêmicas. A partir da obtenção de forma aleatória dos isolados clínicos disponibilizados pelo grupo de pesquisa, utilizou-se de técnicas moleculares para identificação dos isolados, e realização de testes de susceptibilidade antifúngica com antifúngicos convencionais (anfotericina B, anidulafungina, caspofungina, fluconazol, micafungina e voriconazol), e derivados tiofênicos, visando estabelecer o perfil de susceptibilidade antifúngica em busca de novos agentes com potencial antifúngico. Por meio de PCR e sequenciamento, foram identificados 14 isolados clínicos advindos do acervo do grupo de pesquisa, com predominância de espécies de Candida não-C. albicans (n=8) em detrimento de espécies de C. albicans (n=6). No teste de susceptibilidade, através da análise de Concentração Inibitória Mínima (CIM), todos os isolados foram sensíveis à anfotericina B, micafungina e anidulafungina. Observou-se resistência em cinco isolados frente fluconazol, 13 frente voriconazol e um frente caspofungina. “6CN” (100 à 200µg/mL), “7CN” (100 à >200µg/mL), “6NP” (6,25 à 100µg/mL) e “6EST” (6,25 à 100µg/mL) foram os compostos tiofênicos utilizados e podem ser considerados promissores pelos dados apresentados. O estudo realça a relevância do DNA na identificação de Candida spp. e o potencial dos compostos tiofênicos contra infecções fúngicas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52324
Aparece nas coleções:(CB) - TCC - Ciências Biológicas (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Saulo Vinícius de Albuquerque Arruda.pdf402,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons