Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52266

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALVES, Karina Mirian da Cruz Valença-
dc.contributor.authorMARANHÃO, Rafaela Dominique da Silva Albuquerque-
dc.date.accessioned2023-09-15T11:43:13Z-
dc.date.available2023-09-15T11:43:13Z-
dc.date.issued2020-10-23-
dc.identifier.citationMARANHÃO, Rafaela Dominique da Silva Albuquerque. A arte de viver entre as fissuras do real: narrativas de professores-artistas e experiência ético-estética. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52266-
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo discutir a temática da constituição ético-estética na docência, a partir de narrativas de si realizadas por professores universitários. Realizamos entrevistas narrativas com três professores-pesquisadores da Educação criadas através do audiovisual como dispositivo de auto-mise-en-scène para pensarmos nos devires da formação de um professor artista de si que incita transformações e práticas de liberdade. Inicialmente nos debruçamos sobre autores que analisam a constituição dos sujeitos e que investigam os procedimentos e técnicas de produção de subjetividades na contemporaneidade, a partir dos modos de subjetivação. No segundo momento, procuramos refletir junto com os professores-pesquisadores sobre formas de subjetivação e ultrapassamentos possíveis dos limites impostos pelas relações de poder com vistas em criar estratégias para uma constituição ativa de si de forma ética, política, estética e livre.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDocência - Éticapt_BR
dc.subjectDocência – Professor Universitáriopt_BR
dc.subjectDocência – Professor Universitário - Estéticapt_BR
dc.titleA arte de viver entre as fissuras do real : narrativas de professores-artistas e experiência ético-estéticapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2814971932716903pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9046120983357719pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis paper aims to discuss the theme of ethical-aesthetic constitution in teaching, based on self-narratives made by university professors. We conducted narrative interviews with three teachers-researchers of Education created through audiovisual as a device of self-mise-en-scène to think about the future of the formation of an artist teacher who encourages transformations and practices of freedom. Initially, we focus on authors who analyze the constitution of subjects and who investigate the procedures and techniques of subjectivity production in contemporary times, based on the modes of subjectivation. In the second moment, we seek to reflect together with professors-researchers on forms of subjectivation and possible surpassing the limits imposed by power relations with a view to creating strategies for an active constitution of oneself in an ethical, political, aesthetic and free way.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Rafaela Dominique da Silva Albuquerque Maranhão.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons