Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52182
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MATOS, Junot Cornélio | - |
dc.contributor.author | SILVA, Maria Ilda Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-11T17:09:43Z | - |
dc.date.available | 2023-09-11T17:09:43Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-27 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria Ilda Rocha. O ensino de filosofia na educação de jovens e adultos: a prática pedagógica com vista à educação libertadora freiriana. 2021. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52182 | - |
dc.description.abstract | O referido trabalho de Dissertação de Mestrado em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco, (UFPE), pretende discutir a relação do Ensino da Filosofia com os sujeitos da EJA (Educação de Jovens e Adultos), abrindo as portas da sala de aula para um educar comprometido com a reflexão filosófica, sendo assim, esse estudo nasce através da experiência vivida e a vivência com os sujeitos da EJA. Não se pretende que a Filosofia redefina os rumos da EJA. No entanto, tentou-se demonstrar sua potência no que diz respeito à superação de concepções desses sujeitos da Educação de Jovens e Adultos. Tivemos como resultados, algumas considerações e observações das repostas dos alunos às oficinas filosóficas que foram realizadas em sala de aula. Nesse sentido, a presente Dissertação de Mestrado pretende discutir sobre a relevância do Ensino de Filosofia na Educação de Jovens e Adultos como possibilidade para o desenvolvimento de uma prática pedagógica freiriana, de um espaço humanizado, dinâmico baseado no diálogo, no respeito e na amizade, tendo como perguntas norteadoras: Quais as contribuições do ensino de Filosofia na Educação de Jovens e Adultos? Qual a utilidade da Filosofia na Educação de Jovens e Adultos? Qual o perfil do professor da EJA para que o estudante entre e permaneça frequentando as aulas? Buscamos apresentar uma proposta de ensino voltada para um público que a muito tempo não frequenta a sala de aula, uma proposta de Ensino que visa contribuir na formação para um Jovem e Adulto Autônomo, Competente e Solidário. Autônomo para poder tomar suas próprias decisões munidos das informações presentes no processo educacional formal, sem desconsiderar sua história de vida. Dessa forma o objeto da presente pesquisa se pautou na reflexão que o Ensino de Filosofia na Educação de Jovens e Adultos, tendo o autor Paulo Freire como carro chefe nos apoiando neste trabalho. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Ensino de filosofia | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Freire, Paulo, 1921-1997 | pt_BR |
dc.title | O ensino de filosofia na educação de jovens e adultos : a prática pedagógica com vista à educação libertadora freiriana | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1238710408353315 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4627841295680114 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Filosofia (PROF-FILO) | pt_BR |
dc.description.abstractx | The referred Master's Dissertation work in Philosophy at the Universidade Federal de Pernambuco, (UFPE), intends to discuss the relationship of Philosophy Teaching with the subjects of EJA (Youth and Adult Education), opening the doors of the classroom to, a educating committed to philosophical reflection, thus, this study is born through the experience lived and lived with the subjects of EJA. Philosophy is not intended to redefine the course of EJA. However, an attempt was made to demonstrate its power with regard to overcoming the conceptions of these subjects of Youth and Adult Education. As a result, we had some considerations and observations of the students' responses to the philosophical workshops that were held in the classroom. In this sense, this Master's Thesis intends to discuss the relevance of Philosophy Teaching in Youth and Adult Education as a possibility for the development of a Freirian pedagogical practice, of a humanized, dynamic space based on dialogue, respect and friendship, having as guiding questions: What are the contributions of Philosophy teaching in Youth and Adult Education? What is the use of Philosophy in Youth and Adult Education? What is the profile of the EJA teacher for the student to enter and remain attending classes? We seek to present a teaching proposal aimed at an audience that has not been in the classroom for a long time, a teaching proposal that aims to contribute to the formation of an Autonomous, Competent and Solidarity Youth and Adult. Autonomous to be able to make their own decisions armed with the information present in the formal educational process, without disregarding their life history. Thus, the object of this research was based on the reflection that the Teaching of Philosophy in Youth and Adult Education, with the author Paulo Freire as the mainstay supporting us in this work. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Maria Ilda Rocha Silva.pdf | 711,09 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons