Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52173
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | AMORIM, Roseane Maria de | - |
dc.contributor.author | PAULA, Luiz André Souto Maior de | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-06T17:57:35Z | - |
dc.date.available | 2023-09-06T17:57:35Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-02 | - |
dc.identifier.citation | PAULA, Luiz André Souto Maior de. Que enredo tem essa história?: narrativas sobre o Nordeste brasileiro em livros didáticos de História do 2o ano do Ensino Médio. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52173 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho traz como problemática “Quais as narrativas sobre a História do Nordeste são vinculadas em livros didáticos do 2o ano do Ensino Médio e quais suas implicações na formação da identidade regional do educando?”, com foco na História do Nordeste brasileiro, discutindo a importância da história regional para a formação da identidade dos estudantes de regiões periféricas do Brasil. Como objetivo geral estabelecemos: “Compreender acerca das narrativas sobre a História do Nordeste brasileiro em livros didáticos para o 2o ano do ensino médio”, tendo como objetivos específicos a) analisar as implicações do Ensino da História Regional para a construção da identidade do educando; b) identificar as mudanças e permanências do livro didático de História na atualidade em relação à História do Nordeste; c) Discutir as narrativas apresentadas sobre o Nordeste brasileiro em livros didáticos de História do 2o do Ensino Médio; e, por fim, d) propor a produção de um “Caderno Norteador”, a ser vivenciada em sala de aula, na forma do estudo e da elaboração de cordéis. Para conseguirmos alcançar nossos objetivos, desenvolvemos uma pesquisa do tipo qualitativa com análise de documento, no caso, o livro didático de História do Ensino Médio. Estamos alinhados com a história cultural na medida em que o entendimento em relação às culturas é essencial para a compreensão das histórias dos diferentes povos. Também é construída uma análise sobre o livro didático de História e seus aspectos culturais e mercadológicos que impactam nas suas narrativas. Por fim, para evidenciar as ausências e silenciamentos que levam ao esquecimento da História nordestina são analisados dois livros didáticos do PNLD 2018-20 nos quais é possível observar as narrativas sobre a História do Nordeste, com sua invisibilização e esquecimento para, então, se propor uma prática docente por meio uso do cordel em sala de aula. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | História - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | História – Livros Didáticos | pt_BR |
dc.subject | Narrativa histórica | pt_BR |
dc.subject | História regional | pt_BR |
dc.subject | Brasil, Nordeste | pt_BR |
dc.subject | Literatura de cordel | pt_BR |
dc.title | Que enredo tem essa história? : narrativas sobre o Nordeste brasileiro em livros didáticos de História do 2o ano do Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5683959942940245 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8200426055017604 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA) | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work presents as problematic “Which narratives about the History of the Northeast are linked in textbooks of the 2nd year of High School and what are their implications in the formation of the regional identity of the student?”, focusing on the History of the Brazilian Northeast, discussing the importance of regional history for the formation of the identity of students from peripheral regions of Brazil. As a general objective we established: “Understanding about the narratives about the History of the Brazilian Northeast in textbooks for the 2nd year of high school”, having as specific objectives a) to analyze the implications of the Teaching of Regional History for the construction of the student's identity; b) identify the changes and permanence of the History textbook nowadays in relation to the History of the Northeast; c) Discuss the narratives presented about the Brazilian Northeast in History textbooks for the 2nd of Secondary Education; and, finally, d) proposing the production of a “Northering Notebook”, to be experienced in the classroom, in the form of study and the elaboration of strings. In order to achieve our objectives, we developed a qualitative research with document analysis, in this case, the History of Secondary Education textbook. We are aligned with cultural history to the extent that understanding cultures is essential for understanding the histories of different peoples. An analysis of the History textbook and its cultural and market aspects that impact on its narratives is also constructed. Finally, to highlight the absences and silences that lead to the forgetting of Northeastern History, two textbooks of the PNLD 2018-20 are analyzed, in which it is possible to observe the narratives about the History of the Northeast, with its invisibilization and forgetfulness, in order to propose a teaching practice through the use of string in the classroom. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Luiz André Souto Maior de Paula.pdf | 4,96 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons