Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52173

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAMORIM, Roseane Maria de-
dc.contributor.authorPAULA, Luiz André Souto Maior de-
dc.date.accessioned2023-09-06T17:57:35Z-
dc.date.available2023-09-06T17:57:35Z-
dc.date.issued2023-08-02-
dc.identifier.citationPAULA, Luiz André Souto Maior de. Que enredo tem essa história?: narrativas sobre o Nordeste brasileiro em livros didáticos de História do 2o ano do Ensino Médio. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52173-
dc.description.abstractO presente trabalho traz como problemática “Quais as narrativas sobre a História do Nordeste são vinculadas em livros didáticos do 2o ano do Ensino Médio e quais suas implicações na formação da identidade regional do educando?”, com foco na História do Nordeste brasileiro, discutindo a importância da história regional para a formação da identidade dos estudantes de regiões periféricas do Brasil. Como objetivo geral estabelecemos: “Compreender acerca das narrativas sobre a História do Nordeste brasileiro em livros didáticos para o 2o ano do ensino médio”, tendo como objetivos específicos a) analisar as implicações do Ensino da História Regional para a construção da identidade do educando; b) identificar as mudanças e permanências do livro didático de História na atualidade em relação à História do Nordeste; c) Discutir as narrativas apresentadas sobre o Nordeste brasileiro em livros didáticos de História do 2o do Ensino Médio; e, por fim, d) propor a produção de um “Caderno Norteador”, a ser vivenciada em sala de aula, na forma do estudo e da elaboração de cordéis. Para conseguirmos alcançar nossos objetivos, desenvolvemos uma pesquisa do tipo qualitativa com análise de documento, no caso, o livro didático de História do Ensino Médio. Estamos alinhados com a história cultural na medida em que o entendimento em relação às culturas é essencial para a compreensão das histórias dos diferentes povos. Também é construída uma análise sobre o livro didático de História e seus aspectos culturais e mercadológicos que impactam nas suas narrativas. Por fim, para evidenciar as ausências e silenciamentos que levam ao esquecimento da História nordestina são analisados dois livros didáticos do PNLD 2018-20 nos quais é possível observar as narrativas sobre a História do Nordeste, com sua invisibilização e esquecimento para, então, se propor uma prática docente por meio uso do cordel em sala de aula.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectHistória – Livros Didáticospt_BR
dc.subjectNarrativa históricapt_BR
dc.subjectHistória regionalpt_BR
dc.subjectBrasil, Nordestept_BR
dc.subjectLiteratura de cordelpt_BR
dc.titleQue enredo tem essa história? : narrativas sobre o Nordeste brasileiro em livros didáticos de História do 2o ano do Ensino Médiopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5683959942940245pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8200426055017604pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA)pt_BR
dc.description.abstractxThe present work presents as problematic “Which narratives about the History of the Northeast are linked in textbooks of the 2nd year of High School and what are their implications in the formation of the regional identity of the student?”, focusing on the History of the Brazilian Northeast, discussing the importance of regional history for the formation of the identity of students from peripheral regions of Brazil. As a general objective we established: “Understanding about the narratives about the History of the Brazilian Northeast in textbooks for the 2nd year of high school”, having as specific objectives a) to analyze the implications of the Teaching of Regional History for the construction of the student's identity; b) identify the changes and permanence of the History textbook nowadays in relation to the History of the Northeast; c) Discuss the narratives presented about the Brazilian Northeast in History textbooks for the 2nd of Secondary Education; and, finally, d) proposing the production of a “Northering Notebook”, to be experienced in the classroom, in the form of study and the elaboration of strings. In order to achieve our objectives, we developed a qualitative research with document analysis, in this case, the History of Secondary Education textbook. We are aligned with cultural history to the extent that understanding cultures is essential for understanding the histories of different peoples. An analysis of the History textbook and its cultural and market aspects that impact on its narratives is also constructed. Finally, to highlight the absences and silences that lead to the forgetting of Northeastern History, two textbooks of the PNLD 2018-20 are analyzed, in which it is possible to observe the narratives about the History of the Northeast, with its invisibilization and forgetfulness, in order to propose a teaching practice through the use of string in the classroom.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Luiz André Souto Maior de Paula.pdf4,96 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons