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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52153

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPAULA, Sílvio Luiz de-
dc.contributor.authorVALLE, Rafaella Simonetti do-
dc.date.accessioned2023-09-05T17:25:39Z-
dc.date.available2023-09-05T17:25:39Z-
dc.date.issued2023-07-25-
dc.identifier.citationVALLE, Rafaella Simonetti do. Propriedade intelectual: um estudo de múltiplos casos nas cafeterias especiais da cidade do Recife/PE. 2023. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52153-
dc.description.abstractO Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo, sendo também um dos maiores consumidores da bebida. As novas formas de consumo do café impulsionaram o surgimento das cafeterias especiais, que, de acordo com uma definição resumida dos entrevistados da pesquisa, são compreendidas como ambientes que servem cafés especiais, preocupam-se com a sustentabilidade ambiental e social da cadeia produtiva do café e desejam proporcionar novas experiências de consumo ao cliente. O número de cafeterias especiais tem aumentado ano após ano como um reflexo da oportunidade de mercado gerada pelo consumo do café. O aumento da quantidade desse tipo de estabelecimento também é percebido na cidade do Recife/PE. Para se manterem competitivos no mercado, esses empreendimentos precisam inovar. A propriedade intelectual se apresenta como uma forma de proteger a inovação gerada nesses ambientes. Este estudo objetiva analisar se as cafeterias especiais da cidade do Recife/PE utilizam a propriedade intelectual como forma de proteger a inovação presente nos seus negócios. Para tanto, foram conceituadas inovação e gestão da inovação; propriedade intelectual, em especial marca e desenho industrial; as ondas do café e as cafeterias especiais, em especial as cafeterias especiais da cidade do Recife/PE. De abordagem qualitativa, a pesquisa se utilizou do método de estudo de múltiplos casos em cafeterias especiais da cidade do Recife/PE, com a realização de entrevistas semiestruturadas com os empreendedores dos referidos estabelecimentos. Os achados da pesquisa revelaram a presença de inovações incrementais de produto, de processo e de marketing no setor de cafeterias especiais, as quais ampliam as vantagens competitivas desses empreendimentos, na medida em que geram novos produtos e serviços, muitos deles passíveis de proteção por propriedade intelectual. Entretanto, a maioria desses empreendedores possui pouco conhecimento em propriedade intelectual. O registro da marca foi a categoria de propriedade intelectual mais adotada pelos empreendedores, mesmo assim, não detinham todas as informações e conhecimento suficiente sobre o assunto. Apesar do desenvolvimento de novos produtos e serviços pelos empreendimentos, poucos foram os empreendedores que identificaram outras possíveis categorias de propriedade intelectual a serem adotadas em seu negócio. Embora a inovação esteja presente no setor, por falta de conhecimento, a propriedade intelectual é uma forma pouco utilizada para proteção da inovação gerada pelas cafeterias especiais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCaféspt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectMarcas – Desenho - Designpt_BR
dc.titlePropriedade intelectual : um estudo de múltiplos casos nas cafeterias especiais da cidade do Recife/PEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4406596031501404pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3745582117653135pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovaçãopt_BR
dc.description.abstractxBrazil is the world’s largest producer and exporter of coffee and one of the largest consumers of the beverage. The new forms of coffee consumption have driven the emergence of specialty coffee shops, which, according to a brief definition by the survey respondents, are understood as environments that serve specialty coffees, and are concerned with the environmental and social sustainability of the coffee production chain and wish to provide new consumption experiences to the customer. The number of specialty coffee shops has increased year after year as a reflection of the market opportunity created by coffee consumption. The increase in the amount of this type of establishment is also noticeable in the city of Recife/PE. To stay competitive in the market, these establishments need to innovate. The intellectual property presents as a way to protect the innovation generated in these establishments. This research aims to analyze whether specialty coffee shops in the city of Recife/PE use intellectual property to protect innovation in their business. To this end, innovation and innovation management; intellectual property, especially trademarks and industrial design; coffee waves, and specialty coffee shops, especially in Recife/PE, were conceptualized. With a qualitative approach, the research used the method of multiple case studies in specialty coffee shops in the city of Recife/PE, through semi-structured interviews with the entrepreneurs of these establishments. The research findings revealed the presence of incremental product, process, and marketing innovations in the specialty coffee shop sector, which increase the competitive advantages of these establishments, as they generate new products and services, many of which can be protected by intellectual property. However, most of these entrepreneurs have little knowledge of intellectual property. Trademark registration was the intellectual property category most adopted by entrepreneurs, even though they did not have all the information and sufficient knowledge on the subject. Despite the development of new products and services by the establishments, few entrepreneurs have identified other possible categories of intellectual property to be adopted in their businesses. Although innovation is present in specialty coffee shops, due to a lack of knowledge, intellectual property is a little-used way to protect the innovation generated by specialty coffee shops.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação

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