Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52089

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMINEIRO, Imara Bemfica-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Valdício Almeida de-
dc.date.accessioned2023-08-29T16:41:24Z-
dc.date.available2023-08-29T16:41:24Z-
dc.date.issued2023-07-18-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Valdício Almeida de. Das violências ao protagonismo: vestígios (de)coloniais e interseccionais em insubmissas lágrimas de mulheres, de Conceição Evaristo. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52089-
dc.description.abstractEsta pesquisa discorre sobre a literatura negro-brasileira feminina como recurso artístico-cultural que insurge contra formas de subalternizações e silenciamentos contemporâneos. Portanto, tem-se como objetivo produzir reflexões sobre a importância da escrita de mulheres negras, reforçando cenários de resistência nas histórias de personagens marcadas socialmente pelas colonialidades. Tomando como corpora de análise contos do livro Insubmissas lágrimas de mulheres, de Conceição Evaristo, sugerimos que a proposta evaristiana é desconstruir estereótipos negativos ao preconizar a possibilidade de desfechos nos quais as protagonistas se tornam resilientes. Nesse gesto, a autora rompe com discursos eurocêntricos, ressignificando a história de mulheres subalternizadas – por causa de identidades determinadas por categorizações sociais da diferença. Nessa conjuntura, ao levar em conta os estudos diretamente ligados às consequências das colonialidades (do poder, do ser, do saber e do gênero/raça), por meio de pesquisa bibliográfica ancorada em teorias interseccionais e decoloniais, defendemos os argumentos contra-hegemônicos. Para tanto, dialogamos com ideias elucidadas por: Angela Davis, Aníbal Quijano, bell hooks, Carla Akotirene, Gayatri Spivak, Grada Kilomba, Kimberlé Crenshaw, Lélia Gonzalez, María Lugones, Patricia Hill Collins, Sueli Carneiro etc. Em suma, observamos que os pressupostos da interseccionalidade e da decolonialidade têm se empenhado em produzir novas investigações a partir do comprometimento com a superação das relações de poder, convidando-nos a ter posicionamentos críticos uma vez que nos reconhecem com as marcas causadas pelos variados sistemas opressivos. Ademais, verificamos que Conceição Evaristo produz textos literários na contramão dos paradigmas canônicos e, sobretudo, compreende a escrita de mulheres pretas como um ato de insubordinação. Assim sendo, consideramos que – nas diegeses “Natalina Soledad”, “Maria do Rosário Imaculada dos Santos”, “Isaltina Campo Belo”, “Mirtes Aparecida da Luz” e “Rose Dusreis” – os aspectos interseccionais e os potenciais de agenciamento destacam tanto o lugar social quanto o epistêmico das personagens.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstudos literáriospt_BR
dc.subjectLiteratura negro-brasileira femininapt_BR
dc.subjectConceição Evaristopt_BR
dc.subjectInterseccionalidadept_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.titleDas violências ao protagonismo : vestígios (de)coloniais e interseccionais em insubmissas lágrimas de mulheres, de Conceição Evaristopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8513240603867647pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1153184169680056pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxThis research discusses black-Brazilian women’s literature as an artistic-cultural resource that insurges against contemporary forms of subalternizations and silencing. Therefore, it aims to produce reflections on the importance of black women’s writing, reinforcing resistance scenarios in the stories of characters socially marked by colonialities. Taking as corpora of analysis tales from the book Insubmissive Women’s Tears, by Conceição Evaristo, we suggest that the Evaristian proposal is to deconstruct negative stereotypes by advocating the possibility of outcomes in which the protagonists become resilient. In this gesture, the author breaks with Eurocentric discourses, resignifying the history of subalternized women – because of identities determined by social categorizations of difference. At this juncture, by taking into account studies directly linked to the consequences of colonialities (of power, being, knowledge, and gender/race), through bibliographical research anchored in intersectional and decolonial theories, we defend counter-hegemonic arguments. To this end, we dialogue with ideas elucidated by: Angela Davis, Aníbal Quijano, bell hooks, Carla Akotirene, Gayatri Spivak, Grada Kilomba, Kimberlé Crenshaw, Lélia Gonzalez, María Lugones, Patricia Hill Collins, Sueli Carneiro etc. In sum, we observe that the assumptions of intersectionality and decoloniality have been engaged in producing new investigations based on the commitment to overcome power relations, inviting us to take critical positions since they recognize us with the marks caused by the various oppressive systems. Furthermore, we verify that Conceição Evaristo produces literary texts that go against canonical paradigms and, above all, understands black women’s writing as an act of insubordination. Thus, we consider that – in the narratives “Natalina Soledad”, “Maria do Rosário Imaculada dos Santos”, “Isaltina Campo Belo”, “Mirtes Aparecida da Luz” and “Rose Dusreis” – the intersectional aspects and the potentials of agency highlight both the social and the epistemic place of the characters.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Estudos Literários

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Valdício Almeida de Oliveira.pdf1,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons