Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52085
Comparte esta pagina
Título : | Impacto da Covid-19 na voz de cantores populares |
Autor : | EVANGELISTA, Ellen Karen Barros |
Palabras clave : | voz; disfonia; Covid-19 |
Fecha de publicación : | 27-abr-2023 |
Citación : | EVANGELISTA, Ellen Karen Barros. Impacto da Covid-19 na voz de Cantores Populares. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Fonoaudiologia)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Resumen : | Objetivo: Investigar o impacto do Covid 19 na voz de cantores populares. Método: Estudo exploratório de caráter quantitativo, caracterizado como transversal, executado através da resposta a dois questionários, o primeiro abordando queixas vocais/respiratórias associadas à Covid 19, o segundo denominado: Índice de Desvantagem no Canto Moderno (IDCM), associando Covid-19 e desvantagem vocal no canto. Os questionários foram aplicados pelo Google Forms, sendo realizada a análise estatística comparativa. Resultados: No questionário referente à caracterização do uso da voz e queixas vocais relacionadas ao Covid-19 foram encontradas dificuldades como: perda da intensidade vocal, sensação de aperto na garganta, esforço, falhas, cansaço e voz ofegante. O IDCM indicou que as médias dos escores das subescalas e total foram semelhantes em ambos os sexos, não apresentando diferenças significativas. Conclusão: No questionário relacionado à Covid-19 foram observadas alterações vocais e dificuldades para utilizar a voz cantada. Na desvantagem vocal não houve valores significativos. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52085 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Fonoaudiologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC ELLEN KAREN BARROS EVANGELISTA (2).pdf | 292,86 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons