Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51986
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LINS, Guilherme Ranoya Seixas | - |
dc.contributor.author | FERREIRA, Wilton Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-21T16:51:11Z | - |
dc.date.available | 2023-08-21T16:51:11Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-28 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Wilton Carvalho. Discurso, design e informação: performatividades de gênero na série Power Rangers. 2023. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51986 | - |
dc.description.abstract | A partir de uma abordagem qualitativa-experimental, a seguinte pesquisa se propõe a aproximar uma perspectiva discursiva pós-estruturalista do campo do design. Nesse sentido, usamos da série Power Rangers enquanto interface entre o conceito de discurso em Michel Foucault, a noção de performatividade em Judith Butler e as práticas de projeto no design da informação. Para o desenvolvimento dessa interlocução, utilizamos o conceito de informação tecnocoreografada: momentos nos quais os protagonistas realizam poses acrobáticas seguidas, muitas das vezes, de efeitos pirotécnicos (gritos, explosões, fumaças coloridas). Posto isso, trabalhamos de maneira específica em um frame da 21a temporada do programa (Power Rangers Super Megaforce, 2014), através de um experimento de análise crítica da informação (normativamente estruturada) realizado a partir de uma prática (re)elaborativa de categorias atribuídas ao design de personagens (cor, posição, corpo, pose e traje). Em seguida, produzimos uma análise das produções discursivas dos resultados visuais e/ou verbais, tomando como base a percepção foucaultiana de que se faz necessário excursões de ordem histórica-social-filosófica em relação ao objeto estudado, na intenção de entender um determinado enunciado tido como dado, ou, em outros termos, aquilo que é estabelecido enquanto normal. Diante da análise, consideramos que Power Rangers ainda é um produto disseminador de discursos hegemônicos acerca das relações de gênero: as binaridades de gênero, a liderança ‘falo-militar’, os estereótipos acerca da feminilidade, a compulsão heterossexual, os ideais corporais vigentes, as noções capacitistas, a transfobia e as regimentações sobre a infância. Por fim, indicamos que, apesar da necessidade de ajustes e de novas aplicações, o método de análise crítica da informação através de (re)elaborações divergentes frente a discursos normativos, mostrou-se, por si só, um ato reflexivo. Também apontamos, que uma abordagem discursiva no design da informação não é apenas praticável, mas necessária, pois é capaz de tensionar e desnaturalizar formas legitimadas de saber- poder no campo (teorias, objetos, métodos, anomalias, exclusões, etc.), isto é, possibilita um ponto de fuga a um tratamento linguístico e racionalista dos produtos informacionais. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Planejamento e Contextualização de Artefatos | pt_BR |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Gênero - Discurso | pt_BR |
dc.subject | Power Rangers | pt_BR |
dc.subject | Performatividades | pt_BR |
dc.title | Discurso, design e informação : performatividades de gênero na série Power Rangers | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8428450504003706 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1249288637916190 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Design | pt_BR |
dc.description.abstractx | From a qualitative-experimental approach, the following research proposes to bring a post-structuralist discursive perspective to the field of design. In this sense, we use the Power Rangers series as an interface between the concept of discourse in Michel Foucault, the notion of performativity in Judith Butler and project practices in information design. For the development of this interlocution, we used the concept of technochoreographed information: moments in which the protagonists perform acrobatic poses, often followed by pyrotechnic effects (screams, explosions, colored smoke). That said, we worked specifically in a frame of the 21st season of the program (Power Rangers Super Megaforce, 2014), through an experiment of critical analysis of information (normatively structured) carried out from a (re)elaborative practice of categories attributed to character design (color, position, body, pose, and costume). Then, we produce an analysis of the discursive productions of the visual and/or verbal results, based on the Foucauldian perception that it is necessary to make historical- social-philosophical excursions in relation to the studied object, with the intention of understanding a given utterance taken as given, or, in other words, what is established as normal. In view of the analysis, we consider that Power Rangers is still a product that disseminates hegemonic discourses about gender relations: gender binarities, 'phallo- military' leadership, stereotypes about femininity, heterosexual compulsion, current body ideals, capacitist notions, transphobia and regimentations about childhood. Finally, we indicate that, despite the need for adjustments and new applications, the method of critical analysis of information through divergent (re)elaborations in the face of normative discourses, has shown itself to be a reflective act. We also point out that a discursive approach in information design is not only practicable, but necessary, as it is capable of tensioning and denaturalizing legitimate forms of knowledge-power in the field (theories, objects, methods, anomalies, exclusions, etc.), that is, it provides a vanishing point for a linguistic and rationalist treatment of informational products. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Wilton Carvalho Ferreira.pdf | 5,9 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons